Uma pesquisa sobre segurança na nuvem, realizada pela NetIQ, revela que 51% dos executivos de TI entrevistados acreditam que a nuvem reforça a segurança dos dados como um todo. Mas também revela que há uma preocupação dos gestores da área com o pouco tempo gasto com treinamento.
O estudo também mostra que quase 70% dos gestores de TI salientaram que os serviços em nuvem para o consumidor traz riscos para os dados confidenciais das empresas, enquanto 45% não estão totalmente confiantes que os processos e programas dos seus provedores de nuvem atendam aos requisitos de segurança dos dados.
As outras respostas são um misto de preocupação e confiança na segurança da nuvem:
45% não têm visibilidade nem controle total dos seus dados em nuvem quanto o usuário acessa os dados por conta própria.
Apenas 46% treinam os usuários finais sobre como eles devem acessar os dados com segurança na nuvem.
42% das empresas não têm certeza absoluta se elas demonstram conformidade regulamentar com relação aos dados e informações confidenciais na nuvem.
59% estão bastante confiantes na capacidade delas de controlar e gerenciar o acesso a partir de dispositivos móveis aos serviços em nuvem.
“As constatações dessa pesquisa demonstram que os executivos de TI estão se sentindo mais confiantes na execução das suas estratégias e programas de segurança em nuvem. Entretanto essa confiança se opõe as preocupações das equipes de segurança em responder ao crescente número de ameaças às informações corporativas”, detalha Geoff Webb, diretor da área de Estratégia de Soluções da NetIQ. O levantamento ouviu executivos de TI na América do Norte, Europa, Oriente Médio e África e Pacífico Asiático.A pesquisa na íntegra está disponível em http://cloudreadyzone.com/.
Fonte: "Capacitação: dilema para quem guarda dados na nuvem - Convergência Digital - Cloud Computing." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34131&sid=97#.Ucw5Becp9Nt (accessed June 27, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário