Já que não pode exigir aos Estados Unidos que não armazenem dados dos internautas brasileiros, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, acredita que as autoridades nacionais devam ter ao menos a cópia do conteúdo.
Em entrevista ao portal Tele.Síntese, o político defende a necessidade do compartilhamento das informações transmitidas para os backbones americanos, que concentram grande parte da comunicação mundial. "Acho que não temos que discutir a situação dos Estados Unidos. Isto não é na nossa conta. Mas a situação do Brasil", afirma.
Bernardo quer precaver polêmicas como o caso recente do Google. Pressionado pela Justiça brasileira para revelar conversas entre pessoas investigadas por uma série de crimes, a empresa rejeitou a entrega dizendo que agia sob proteção da legislação americana.
A ministra Laurita Vaz, no entanto, refuta o argumento. “Nenhum obstáculo material há para que se viabilize o acesso remoto aos dados armazenados em servidor da empresa Google pela controlada no Brasil, atendidos, evidentemente, os limites da lei brasileira. A ordem pode ser perfeitamente cumprida, desde que haja boa vontade da empresa. Impossibilidade técnica, sabe-se, não há”, disse.
Espionagem
Há menos de um mês veio à tona o esquema de espionagem americana sobre a atividade de cidadãos comuns na internet e nos celulares. Facebook, Twitter, Microsoft, Apple e outras foram acusadas de compartilhar com o governo informações sensíveis para cooperar com o monitoramento da Casa Branca.
Fonte: "Olhar Digital: Paulo Bernardo quer a cópia dos dados brasileiros guardados nos EUA." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/paulo-bernardo-quer-a-copia-dos-dados-brasileiros-guardados-nos-eua (accessed June 26, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário