O Facebook deve encerrar nesta sexta-feira (28) um processo coletivo no qual é acusado de vincular os nomes de seus usuários a anúncios. No processo de US$ 20 milhões (cerca de R$ 43,9 milhões), 614.994 pessoas afirmam ter aparecido sem consentimento ou remuneração em propagandas divulgadas na maior rede social do mundo. A audiência sobre o caso será realizada pelo juiz Richard Seeborg, na Califórnia.
A "Forbes" afirma que, para chegar a um acordo, o Facebook concordou em dar aos usuários mais controle sobre sua aparição em anúncios, além de remunerar algumas das pessoas associadas a propagandas – caso do rapaz que, involuntariamente, tornou-se porta-voz de um lubrificante para sexo.
Essa associação do usuário com um anúncio era feita de forma automática, quando ele curtia a página de uma empresa na rede social. Para evitar processos por esse motivo, o Facebook fez em 2012 uma doação de US$ 10 milhões (cerca de R$ 22 milhões) a um fundo de caridade da Califórnia.
Reivindicação
Em janeiro de 2013, a rede social enviou uma mensagem a cerca de 125 milhões de usuários, ainda segundo a "Forbes", explicando que eles poderiam reivindicar caso não soubessem que o Facebook ganha dinheiro associando-os a anúncios das empresas com as quais interagiram.
Segundo o escritório de advocacia Arns Law Firm, que cuida dos interesses dos usuários neste caso, uma pequena porcentagem daqueles que receberam a mensagem tomaram medidas contra a empresa.
O site onde as reclamações poderiam ser feitas, seguindo a sugestão do próprio Facebook, teria recebido 2,22 milhões de visitas, sendo que 614.994 usuários preencheram o formulário para entrar no processo de US$ 20 milhões. A repórter da "Forbes" admite não ter feito a reivindicação depois de reler os termos da rede social.
Com isso, os advogados do caso podem receber US$ 7,5 milhões (cerca de R$ 16,47 milhões), algumas das vítimas podem ganhar US$ 37,5 mil cada (cerca de R$ 82,3 mil) e a maioria das pessoas embolsará US$ 15 (cerca de R$ 32,9) cada.
Fonte: "Facebook deve encerrar processo após associar perfil de usuários a anúncios - Notícias - Tecnologia." UOL Tecnologia: Notícias sobre internet, eletrônicos e inovações - Tecnologia. N.p., n.d. Web. 28 June 2013. .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário