Metade dos operadores móveis esperam implantar redes definidas por software, ou SDN, dentro de dois anos para reduzir custos operacionais, segundo um estudo da consultora Informa para a Juniper Networks.
A adoção das SDN será equacionada, inicialmente, para tornar as redes mais expansíveis e flexíveis, em conformidade com a procura de aplicações de utilização intensiva de dados, como vídeo em mobilidade. O estudo sugere que, a longo prazo, porém, a tecnologia emergente poderá permitir a geração de novas receitas e oportunidades de modelos de negócio entre os operadores móveis.
Um dos exemplos de benefícios é a capacidade de levar novas aplicações e serviços móveis lucrativos para o mercado em menos tempo e a custos mais baixos. O trabalho da Informa identifica três áreas distintas na arquitetura dos operadoras móveis onde a SDN será usada: na separação entre os planos de controlo e de dados; na virtualização de componentes de rede, e na exposição de serviços via API.
“Essas três áreas abordam os desafios e problemas com os quais as operadoras lidam tanto nos mercados desenvolvidos quanto nos mercados em desenvolvimento”, diz a Informa. Na opinião da consultora as SDN aplicadas nas comunicações móveis poderão ajudar as operadoras a desenvolver “redes mais ágeis e programáveis, capazes de funcionar de forma mais dinâmica” – ao contrário das redes legadas, “inerentemente estáticas e complexas no aprovisionamento e gestão”.
Isso significa ” menos tempo até gerar receitas e uma infraestrutura mais simples de gerir”, segundo a consultora. O estudo resultou das respostas de 130 operadoras, e revela que 93% delas prevê que a tecnologias de SDN sejam implantadas em seus ambientes dentro de cinco anos.
Fonte: Savvas, Antony. "Operadoras móveis pretendem adotar as SDN para cortar custos - CIO." CIO - Gestão, estratégias e negócios em TI para líderes corporativos. http://cio.uol.com.br/tecnologia/2013/07/04/operadoras-moveis-pretendem-adotar-as-sdn-para-cortar-custos/ (accessed July 4, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário