segunda-feira, 15 de julho de 2013

COMPUTERWORLD: Alertas de segurança em browsers são mais eficientes para usuários



Avisos de segurança exibidos por navegadores são muito mais eficazes em desencorajar comportamentos de risco na Internet do que se acreditava anteriormente, de acordo com o estudo "Alice in Warningland" (.PDF), realizado pela Universidade de Berkeley, nos EUA.

A análise mostrou como os usuários reagiram às advertências exibidas pelos navegadores Firefox e Chrome, que alertam sobre tentativas de phishing, ataques por malware e certificados SSL (Secure Sockets Layer) inválidos.

Com base em diversos estudos publicados entre 2002 e 2009, pensava-se que a maioria dos usuários ignoravam os avisos. Nos últimos quatro anos, os alertas dos navegadores foram redesenhados, mas o efeito dos novos projetos em usuários não tinham sido estudados.

Por exemplo, barras de ferramentas que alertaram para possíveis ataques de phishing foram substituídas por avisos de página inteira - o que pode ter influenciado o comportamento das pessoas, escreveram os pesquisadores que conduziram o estudo.

Mais de 25 milhões de impressões sobre alertas exibidos pelo Chrome e Firefox em maio e junho foram analisadas. Os dados foram coletados a partir de programas de telemetria utilizados pela Mozilla e pelo Google, que pegam os dados que pesquisadores chamam de "pseudônimo" dos navegadores dos usuários que permitem tal coleta.

No caso de ambos os navegadores, menos de 25% dos usuários optou por ignorar os avisos de malware e phishing, e apenas um terço dos pesquisadors continuou após os avisos sobre certificados SSL exibidos pelo Firefox.

"Isso demonstra que os alertas de segurança podem ser eficazes na prática; especialistas em segurança e arquitetos de sistema não devem descartar o objetivo de comunicar informações de segurança aos usuários finais", diz o documento, que foi apresentado na Conferência Técnica Anual Usenix 2013, em San Jose, Califórnia, no mês passado.

A análise mostrou outros detalhes interessantes. Parece que os usuários técnicos ignoraram os avisos de segurança com mais frequência. Os pesquisadores consideraram usuários técnicos aqueles que usaram Linux e navegadores na fase preview.

Fonte: KIRK, JEREMY . "Alertas de segurança em browsers são mais eficientes para usuários - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2013/07/15/alertas-de-seguranca-em-browsers-sao-mais-eficientes-para-usuarios/ (accessed July 15, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário