Um estudo de realizado pela IBM, em parceria com a Universidade de Oxford, revelou que o Big Data saiu dos domínios da tecnologia e hoje já é considerado prioridade nos negócios. Segundo a pesquisa, as empresas estão utilizando Big Data para entender e melhorar a experiência do cliente, explorar dados internos e construir um banco de dados com informações confiáveis.
Das 1.144 empresas entrevistadas, 63% notaram que o uso da análise de dados tem criado uma vantagem competitiva para suas organizações. No país, o crescimento foi mais significativo: 72% das companhias têm criado vantagem competitiva através da análise, representando aumento de 90% em relação há dois anos.
A maioria das empresas brasileiras já está em direção a um nível mais maduro de ações de Big Data. 51% delas estão definindo a estratégia e planejando as atividades que serão colocadas em prática e 24% já estão na fase de implementação do projeto piloto. Os 25% restantes ainda não deram início às atividades.
Porém, a habilidade técnica dos profissionais para apoiar os primeiros estágios da aplicação é o principal obstáculo observado pelos entrevistados brasileiros. Segundo o arquiteto de sistema de Big Data da IBM Brasil Samir Nassif, o profissional de Big Data, o chamado ‘cientista de dados’, precisa saber criar modelos estatísticos, algoritmos e ter sensibilidade para aplicar as informações encontradas de forma inteligente.
Se você se interessou pelo assunto, leia aqui uma matéria especial sobre a profissão considerada do futuro.
Fonte: "Olhar Digital: Pesquisa aponta que Big Data amadureceu no Brasil." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/big-data-amadurece-no-brasil (accessed July 11, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário