No primeiro trimestre de 2012, 27% dos brasileiros consideravam o acesso a internet no smartphone uma das principais funções de um aparelho. Já nos três primeiros meses desse ano o número subiu para 41%, de acordo com o estudo Consumer Insight ComTech, realizado pela empresa de consultoria Kantar Worldpanel, que entrevistou mais de 24 mil pessoas por mês nos períodos em questão. A funcionalidade de um smartphone mais citada ainda é a ligação, que foi lembrada por 99% das pessoas, seguida por envio de SMS, com 69%, e pelo player musical, com 48%.
Internet no smartphone: Brasileiro está comprando mais e pagando mais. |
A pesquisa ainda revela que o brasileiro está disposto a gastar mais para adquirir um aparelho. Das vendas realizadas de janeiro a março deste ano, 14% foram de gadgets acima dos R$ 801, ante 8% da mesma época do ano passado. Já a porcentagem dos smartphones com faixa de preço entre R$ 401 e R$ 800 subiu de 20% para 34%, enquanto os aparelhos que saem por até R$ 401 viram sua fatia diminuir de 72% para 52%. Ao todo, foram vendidos 17,6 milhões de smartphones no país, o que corresponde a 11% do total de celulares comercializados – contra 4,8 mi e 3% de 2012.
“Esse crescimento chama a atenção, pois só agora o smartphone está virando realidade no Brasil, enquanto em economias maduras, como nos EUA e na Europa, essa participação chega a 40%”, ressalta a Diretora Comercial da Kantar Worldpanel no Brasil, Christine Pereira. Ela também lembra que as lojas de departamento e eletrônicos são as principais responsáveis por isso, pois venderam 47% desses aparelhos, contra 33% de 2012. “[Essas lojas] Trabalham bem as informações de produtos e o parcelamento de valores, para fazer o preço caber do bolso do consumidor”, afirma.
A tendência é que esse número continue crescendo, já que no primeiro trimestre de 2013 os smartphones superaram as vendas dos celulares comuns – chamados de features phones – pela primeira vez no Brasil, tendo uma fatia de 51,6% dos aparelhos comercializados, segundo dados da empresa de consultoria IDC. Mundialmente isso foi alcançado no trimestre seguinte, com os smartphones atingindo 51,8% do mercado atual,de acordo com a empresa de consultoria Gartner.
Fonte: Croffi, Flávio . "Acesso à internet no smartphone é cada vez mais importante para os brasileiros." BABOO: Acesso à internet no smartphone é cada vez mais importante para os brasileiros. http://www.baboo.com.br/mobile/acesso-a-internet-no-smartphone-e-cada-vez-mais-importante-para-os-brasileiros/?utm_source=feedly (accessed August 19, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário