Contrárias a uma determinação legal para instalarem datacenters no Brasil, empresas como Google, Facebook, Microsoft e Twitter sustentaram diante de deputados federais que a medida seria inócua no terreno da segurança de dados, além de invadir um campo onde a escolha é relacionada a parâmetros de 'engenharia'.
“Datacenter é uma questão complexa que deve ser analisada dentro do aspecto técnico”, destacou o diretor geral do Twitter no Brasil, Guilherme Ribenboin. Ele e outros representantes das empresas de Internet no país estiveram na Câmara para tratar da espionagem americana. Lá aproveitaram para rechaçar a ideia da obrigação legal de armazenar os dados no Brasil, proposta defendida especialmente pelo Ministério das Comunicações.
O texto sugerido é mais ou menos o seguinte: “O armazenamento dos dados de pessoas físicas ou jurídicas brasileiras por parte dos provedores de aplicações de Internet que exercem essa atividade de forma organizada, profissional e com finalidades econômicas no país deve ocorrer no território nacional, ressalvados os casos previstos na regulamentação.”
As empresas são abertamente contrárias. “Do ponto de vista técnico, é preciso alguns esclarecimentos. Por exemplo, é difícil constatar o que são dados brasileiros. Os visitantes que vierem para a Copa do Mundo no próximo ano são brasileiros? Eles teriam que ser armazenados no Brasil? O Google não questiona a nacionalidade dos usuários”, diz o diretor de relações institucionais da empresa, Marcel Leonardi.
Para o diretor do Facebook, Bruno Magrani, é até difícil dizer onde estão armazenados os dados a qualquer momento. “Não há como precisar onde estão os dados. É uma questão de eficiência técnica. Por isso, uma obrigação de armazenar no Brasil entendemos que seria prejudicial ao próprio serviço”, avalia.
Mesmo a Microsoft, que já tem datacenter no país, é refratária à ideia. “Existe uma questão técnica. A Microsoft já possui datacenter no Brasil, está até avaliando outro, mas por questões de negócios. Na Internet, a barreira física desapareceu. Para questões de segurança é irrelevante onde estão os dados”, afirma o diretor jurídico da empresa, Alexandre Esper.
Fonte: Grossmann, Luís Osvaldo . "Para empresas de Internet, datacenter é questão técnica, não legal - Convergência Digital - Cloud Computing." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34630&sid=97#.UhYL5tIp9Ns (accessed August 22, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário