Pelo menos desde 2010, ou seja, há três anos, o governo federal trabalha em planos para fomentar o uso da computação em nuvem dentro da administração pública – até como forma de utilizar o porte do Executivo no caminho dessa tecnologia. Os avanços, no entanto, ainda não são palpáveis – e alguns projetos sequer foram avante.
Dois pontos desde então tidos como primários em busca de fomento à nuvem seguem sem definição. Um deles é uma lei sobre proteção de dados. Um projeto já existe, desenhado pelo Ministério da Justiça, mas ainda aguarda uma posição do Planalto para seguir ao Congresso.
O uso da computação em nuvem no governo também depende das regras de compras públicas. Uma percepção inicial foi de que as normas como a Instrução Normativa 4 – o principal instrumento para aquisição de TI no governo – não estão adequadas ao mundo da nuvem.
Ainda assim, propostas de alterações na IN 4 ainda estão sendo elaboradas no âmbito do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ou seja, sequer se avançou em uma discussão que deve também tomar tempo, uma vez que as tratativas dessas propostas com a Secretaria de Logística e TI, do Planejamento, que é quem a operacionaliza.
O grande projeto desenhado pelo governo - que unia esforços do Serpro, Dataprev e Telebras, com apoio do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e até uma linha de financiamento específica da Finep - ao que parece não vingou. Como mencionado nesta quarta-feira, 28/8, no Fórum RNP, esse projeto ficou mais modesto – caminha para uma espécie de ‘Dropbox’ brasileiro.
Não significa que nada caminhou. O Serpro vai inaugurar, em setembro, o seu serviço de computação em nuvem para sustentar o programa de Cidades Digitais do Ministério das Comunicações – será o caminho para levar aplicativos às prefeituras beneficiadas com os incentivos públicos. Mas, como se vê, é muito mais uma iniciativa isolada da estatal do que uma política unificada.
Fonte: Grossmann, Luís Osvaldo . "Três anos depois, política pública para computação na nuvem ainda engatinha - Convergência Digital - Cloud Computing." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34696&sid=97#.Uh9FQ9JJPE0 (accessed August 29, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário