Com envios 25% menores, Apple registrou a maior queda entre fabricantes. Mas empresa continua em primeiro lugar à frente da rival Samsung, segundo IDC.
Cerca de 10% a menos de tablets de todas as marcas foram enviados no segundo trimestre deste ano em comparação ao três meses anteriores, com o iPad registrando a maior queda, de 25%, segundo informações divulgadas pela consultoria IDC nesta semana.
As vendas de iPad totalizaram 14,6 milhões de unidades no trimestre encerrado em junho, queda significativa em relação aos 19,6 milhões do trimestre anterior.
O declínio é atribuído ao fato de que a Apple não apresentou nenhum modelo novo do iPad neste período. O lançamento de novos iPads no segundo trimestre em anos anteriores ajudaram tanto a Apple quanto seus rivais, aponta a IDC.
“Sem novos iPads, o mercado desacelerou para muitas fabricantes, e é provável que continue assim neste novo trimestre”, afirmou o analista da IDC, Tom Mainelli.
Mas é espeado que no quarto trimestre sejam apresentados novos modelos do iPad e iPad Mini, assim como novos produtos no segmento de empresas como Amazon. O Google anunciou a segunda geração do seu Nexus 7, com Android 4.3, há cerca de duas semanas e as vendas nos EUA começaram na semana passada.
A Apple basicamente criou a categoria do tablet moderno com o primeiro iPad, em abril de 2010, e manteve 60,3% de participação no segundo trimestre do 2012. Agora possui uma fatia que é quase metade desse número: 32,5%, segundo o IDC. Todos os tablets Android agora possuem 62,5% do mercado, enquanto que aparelhos com os sistemas Windows 7 e 8 possuem apenas 4%.
Enquanto isso, os tablets da Samsung com Android viram um crescimento de 277% na comparação ano a ano no segundo trimestre, com a empresa sul-coreana lançando produtos entre o primeiro e segundo trimestres. Ainda em segundo lugar atrás da Apple, a Samsung vendeu 8,1 milhões de tablets no trimestre, queda em relação aos 8,6 milhões registrados no primeiro trimestre. Em comparação, a empresa tinha enviado 2,1 milhões de tablets no segundo trimestre de 2012.
A IDC informou que 45,1 milhões de tablets de todas as marcas foram enviados no segundo trimestre, com pouco mais da metade, 22,7 milhões de unidades, vindo das rivais Apple e Samsung.
FONTE: "Falta de novos iPads derruba vendas de tablets em 10% no trimestre - Macworld." Macworld - Dicas, reviews, análises e notÃícias de Apple, Mac, iPad, iPod e iPhone. http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2013/08/06/falta-de-novos-ipads-derruba-vendas-de-tablets-em-10-no-trimestre/ (accessed August 6, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário