Você está navegando pelo Twitter no celular quando clica em um link para o Facebook e o aplicativo, ao invés de abrir o app do concorrente, te direciona a uma página interna que parece uma versão minimalista de um navegador. Coisas semelhantes acontecem se você estiver navegando pelo app no Facebook, Instagram etc. e certamente irritam muita gente.
Para acabar com isso, surgiu hoje uma iniciativa chamada AppURL propondo que o ambiente dos aplicativos seja transformado em uma rede, tal qual é a internet, em geral. A ideia é difundir o conceito de "deep linking" (ou ligação profunda), que já existe há algum tempo.
Existem, na verdade, várias iniciativas semelhantes, como o Deeplink.me (uma espécie de encurtador de URLs para apps), o OneMillionAppSchemes.com e o PhotoAppLink, que queria facilitar a edição de imagens juntando vários aplicativos em um só lugar.
Tomer Kagan, cofundador e CEO da Quixey - empresa que lançou a ferramenta - reconhece que o conceito não é novo, mas diz que ele precisa ser melhorado. "Estamos dizendo que nem toda empresa deve reconstruir sua própria maneira de fazer isso", justificou, em entrevista ao TechCrunch. "Deve haver uma maneira universal de fazer isso."
Segundo o executivo, faz três anos que ele e Liron Shapira, agora seu CTO, tiveram essa ideia, mas nunca a colocaram para andar porque achavam que a própria comunidade de desenvolvedores evoluiria a este ponto.
DuckDuckGo, Gogobot, hubbl, Swrve, Blekko, Appurify e UCWeb estão entre os que adotaram a ideia. E, para facilitar o trabalho de desenvolvedores, o pessoal da Quixey disponibilizou um banco de dados com informações para efetuar a ligação profunda dentro de apps populares. Estão na lista Ebay, Evernote, Flixster, Foursquare, IMDb, Instagram, Pandora, Skype, Spotify, Twitter, Yelp, Wolfram Alpha, entre outros.
Fonte: "Olhar Digital: Iniciativa pretende criar a "internet dos aplicativos"." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/36438/36438 (accessed August 5, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário