A Roda de Conhecimento é uma atividade criada pela Diretoria de Infraestrutura Tecnológica e Sistemas da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (DTS/Prodeb). A ideia surgiu depois que Napoleão Lemos, diretor DTS participou do curso de graduação e pós-graduação Amana-Key sobre gestão avançada. A atividade, que se iniciou em junho de 2013, consiste na leitura e discussão em grupo do livro "Este Barco também é Seu", do autor Michael Abrashoff. Michael foi capitão do navio de guerra USS Benfold, totalmente moderno, equipado com alta tecnologia, sistemas avançados, no entanto, composto de uma população de baixa produtividade. Para aperfeiçoar o navio, o capitão entendeu que precisava aprimorar suas próprias técnicas de gestão e liderança.
Após aplicar importantes técnicas de gestão, muitas criadas pelo próprio Michael Abrashoff, o capitão conseguiu unir a população do navio, reduzir custos e obter as mais altas pontuações de toda a Esquadra do Pacífico. As conquistas levaram o navio USS Benfold a ser reconhecido como um modelo de eficiência naval. Nos seus 12 capítulos (200 páginas), escritos em forma de narração e baseado na história do autor, o livro compartilha experiências e práticas de gestão. Napoleão afirma o exercício praticado pela leitura do livro na Roda de Conhecimento é importante para a inovação da Prodeb. "O barco descrito por Michael Abranoff é a empresa e a população do navio são os empregados da Prodeb, por isso é tão essencial que todos participem".
Napoleão explica que, no curso de graduação e pós-graduação Amana-Key sobre gestão avançada, foi pedido que ele idealizasse formas de gestão. O diretor da Prodeb conta que escolheu duas formas de gestão: por indicadores e participativa. Apesar da gestão por indicadores estar sendo implantada aos poucos na Prodeb, o diretor explica que a cultura da empresa não é algo a ser mudado rapidamente. "Cultura é algo que requer tempo", pontua Napoleão.
A gestão participativa, por sua vez, envolve colaboradores, terceirizados ou comissionados da empresa, além dos clientes que a Prodeb atende. Essa gestão seria feita através de pesquisas de opinião, como o que se deve melhorar, o que deve continuar e, principalmente, avaliação dos fornecedores. "É desta forma que a Iso 9000 faz", exemplifica Napoleão, que completa: "temos que avaliar constantemente o fornecedor a partir de uma série de atributos para ver se ele está nos atendendo bem". Quanto aos clientes, o diretor salienta que a gestão participativa "é interessante porque o nosso cliente tem que estar satisfeito com nosso serviço." explica o diretor. Napoleão destaca a necessidade de medir o nível de satisfação. "Se a gente não medir, como nós vamos saber, certo?".
Fonte: ASCOM/PRODEB
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