O desenvolvimento continuado de plataformas analíticas deve promover uma combinação de economia e aumento de receitas da ordem de US$ 9 bilhões às operadoras de redes móveis até 2018, revela estudo global da Juniper Research.
De acordo com a pesquisa, o big data deverá promover sensíveis economias com menor churn – ou a perda de clientes – e alocações mais eficientes de investimentos (capex). Em especial, espera-se receitas significativas do licenciamento de dados de clientes para terceiros.
O levantamento sugere que enquanto muitas operadoras procuravam parcerias com terceiros como forma de monetizar – e gerenciar – o ‘dilúvio’ de dados, foram surgindo estratégias alternativas. Algumas, como Telefonia e Verizon, estabeleceram unidades de negócios próprias nesse campo.
A ideia, ali, é oferecer dados agregados de assinantes para clientes corporativos. Outro exemplo prático foi a formação, no Reino Unido, da Weve, uma joint venture da Telefonica, Vodafone e da Everything Everywhere criada para explorar o campo da publicidade.
O relatório também destaca um forte crescimento nos investimentos em plataformas analíticas entre provedores OTT (do inglês over-the-top), como se viu no caso da compra da Atlas, da Microsoft, pelo Facebook, com o objetivo de viabilizar publicidade altamente focada.
Mas o estudo também ressalta a cautela diante da necessidade de que sejam endereçadas as preocupações dos clientes e dos órgãos reguladores com relação à privacidade. É imperativo para quem quer atuar com Big Data garantir uma política robusta de uso de dados dos usuários – que permita usá-los sem comprometer a privacidade dos assinantes.
Fonte: "Big data vai gerar R$ 20 bilhões para teles até 2018 - Convergência Digital - Cloud Computing." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34790&sid=97#.UinPf9JJPE0 (accessed September 6, 2013).
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