O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) apresentou oficialmente, no dia 10 de setembro, o seu projeto de nuvem. Trata-se da primeira nuvem do governo federal, projetada em software livre pela empresa e que, de início, vai abrigar soluções para o programa Cidades Digitais. A nuvem vai hospedar sistemas de gestão que ficarão disponíveis para os 80 municípios participantes desse programa, que está sob a comando do Ministério das Comunicações.
A nuvem do Serpro contará com três modalidades importantes e mais visíveis: infraestrutura, plataforma e software. Neste primeiro momento, está sendo ofertada a modalidade Infraestrutura como Serviço, por meio da qual o cliente contrata uma infraestrutura de hardware e software, disponível nos centros de dados da empresa, pela internet. Nesse modelo de contratação, o tempo de criação dos servidores virtuais é reduzido de 8 dias para 5 minutos.
O grande orquestrador da nuvem foi o OpenStack, software livre que permite a alocação de servidores, plataformas e aplicações pelos próprios clientes, sem a necessidade de intervenção das equipes do Serpro. “Somos a primeira empresa federal a ter uma nuvem de governo baseada em software livre. Os nossos parceiros podem conviver tanto com o que é aberto quanto com o que é privado", concluiu o analista Cid Macedo, da Coordenação-geral de Infraestrutura de TIC do Serpro.
Fonte: "Olhar Digital: Google compra Bump, app de troca de arquivos." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/google-compra-o-bump-app-de-troca-de-arquivos/37582 (accessed September 17, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário