sexta-feira, 13 de setembro de 2013

G1: EUA irão investigar Facebook por alterar uso de dados pessoais



O Facebook começou a ser investigado novamente pelo governo dos Estados Unidos devido à proposta de alterar sua política de privacidade. A Comissão Federal do Comércio (FTC, na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira (11) que iniciou uma apuração das mudanças sugeridas, lançadas há duas semanas.

Atrás dos EUA e da Índia, o Brasil é o terceiro país em volume de usuários do Facebook. No entanto, os brasileiros são os que mais utilizam a plataforma depois dos dos norte-americanos.

Segundo a agência, a proposta vai contra um acordo entre redes sociais e reguladores de 2011. O pacto previa que o Facebook somente iria expor informações de seus usuários a um público novo após obter o consenso explícito deles.

As alterações propostas pelo Facebook são para esclarecer pontos sobre como a rede social utiliza informações pessoais dos membros da rede para enviar publicidade segmentada.

Em agosto, um juiz estabeleceu em US$ 20 milhões a quantia que o site deve pagar para encerrar uma ação na Justiça movida por usuários que reclamaram de ter seus nomes vinculados a um propaganda voltada a seus amigos.

Esssa modalidade de publicidade é chamada de “Histórias Patrocinadas”.

Segundo o porta-voz da FTC, Peter Kaplan, disse ao jornal “New York Times”, o Facebook está sujeito a continuar a ser investigado devido à ordem não cumprida de ter de reunir o consentimento de todos os usuários.

De acordo com Kaplan, o Facebook não informou a comissão sobre a ideia de alterar as políticas de privacidade novamente.

A companhia afirmou ter feito o comunicado. “Rotineiramente, nós discutimos nossas atualizações de políticas com a FTC e dessa vez não foi diferente”, escreveu o porta-voz da empresa, Jodi Seth, em comunicado.

Assim que o site propôs mudança, grupos defensores da privacidade dos consumidores pediram que a FTC bloqueasse a tentativa de alterar a política. São os grupos: Eletronic Privacy Information (Epic), Centro para a Democracia Didital (CDD), Consumer Watchdog, Patient Privacy Rights, US.PIRG e Privacy Rights Clearinghouse.

Segundo carta enviada por essas entidades à comissão, com as mudanças, o Facebook pretende tornar mais fácil utilizar informações de usuários, incluindo a de pessoas com menos de 18 anos, para enviar publicidade.

Fonte: "G1 - EUA irão investigar Facebook por alterar uso de dados pessoais - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/09/eua-irao-investigar-facebook-por-alterar-uso-de-dados-pessoais.html (accessed September 13, 2013).

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