O Google diz lutar a favor da democracia e, por isso, lançou um serviço que protege sites contra ataques virtuais. O Project Shield oferece a estrutura da gigante para evitar que páginas em “áreas de risco” sejam derrubadas por governos ou grupos extremistas.
“Ataques DDoS permitem a qualquer um comprar o silêncio de terceiros”, disse C.J Adams, um associado do Google Ideas, durante a apresentação da ferramenta. “Isso machuca a internet e fere o direito de livre expressão online”, concluiu.
Adams citou o exemplo do Aymta, um site que alerta os sírios quando um míssil é lançado, calculando onde ele deve cair. Criado por um hacker sírio chamado Dishad Othman, o serviço chegou a sair do ar depois de sofrer um ataque DDoS do governo sírio em julho.
O Google está convidando webmasters envolvidos em ONGs ou sites independentes de notícias em zonas de conflito para participarem da primeira rodada de “fontes confiáveis” a testar. Eles poderão desfrutar do serviço do Google gratuitamente.
No evento, a companhia ainda apresentou um mapa interativo dos ataques DDoS ao redor do mundo desenvolvido em conjunto com a empresa de segurança Arbor Networks. Nele, aparecem os ataques registrados até junho de 2013, com informações sobre sua origem, intensidade e outros detalhes.
Fonte: "Olhar Digital: Google lança serviço que protege sites de ataques." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. N.p., n.d. Web. 22 Oct. 2013. .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário