Depois de analisar contratos entre empresas brasileiras e americanas, o presidente da Anatel, João Rezende, concluiu que as teles não colaboraram com a espionagem dos Estados Unidos. A investigação corre desde julho, quando o governo decidiu avaliar as denúncias sobre o suposto repasse indevido de informações de cidadãos comuns e autoridades.
“Não há nesses contratos de interconexão [das empresas brasileiras com empresas estrangeiras] qualquer tipo de colaboração para que haja facilidade de coleta de dados de informações de usuários no Brasil para que seja enviado para fora”, declarou Rezende durante a CPI da Espionagem, instalada pelo Senado para apurar o caso.
Apesar da conclusão, Rezende contou que o armazenamento de dados brasileiros em território norte-americano permite o acesso de conteúdo pela internet. "Nem sempre o local onde ficam os dados está no Brasil, é uma outra questão que elas [as empresas] colocaram. Evidentemente que se o banco [de dados] está na internet, nada diz que ele não possam ser acessado pela rede mundial de computadores”, afirmou.
Fonte: "Olhar Digital: Na CPI da espionagem, Anatel diz que teles não ajudaram os EUA." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/na-cpi-da-espionagem-anatel-diz-que-teles-nao-ajudaram-os-eua/38259 (accessed October 16, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário