Se o seu cansaço crescente pode estar ligado a como a internet se tornou grande na sua vida, talvez seja o momento ideal para apagar a sua existência de toda a esfera de mídias sociais. Eis como você pode se tornar um fantasma na internet, rastreando e eliminando todo o seu passado digital.
Os quatro grandes
Antes de você caçar suas antigas contas do MySpace ou de um fantasy game de futebol, talvez você deva se concentrar em eliminar a sua existência nas quatro maiores mídias sociais do momento – Facebook, Twitter, Google+ e LinkedIn – considerando quão grande é o alcance e a quantidade de informações sobre você que elas têm. Felizmente, cada um dos serviços tem um sistema próprio de auto-destruição.
Facebook
No Facebook, a forma de apagar a conta é bem óbvia. Ela está em Configurações de Conta; Segurança; Desativar a sua conta. Mas não se engane! Isso não vai eliminar seus dados – eles continuarão armazenados pelo Facebook para caso você mude de ideia e queira voltar para a rede social.
Para acabar de vez com a sua conta, você precisa entrar na página para Excluir conta e clicar no grande botão azul. É isso, você está oficialmente fora do Facebook. O processo pode demorar um pouco para completar já que o sistema precisa fazer uma varredura para garantir que todos os dados relacionados a você são apagados – todas as imagens marcadas, likes e menções – mas quando chegar ao fim, é o fim. Esse processo é irreversível.
Não se preocupe, porém; se você quiser manter um arquivo com toda a sua vida na rede social, você pode baixar tudo ao entrar em Configurações de Conta > Geral > Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook > Abrir meu arquivo.
Twitter
Diferentemente do Facebook, no Twitter desativar a conta significa apagá-la. E é fácil! Entre nasConfigurações de conta > Desativar conta e confirme. Entre com sua senha e pronto, é o fim.
Bem, quase. O Twitter mantém seus dados por 30 dias ainda, caso você se arrependa. Depois disso, sua vida estará completamente livre de Twitter.
LinkedIn
Também é fácil. Vá até o canto superior direito da página e selecione Configurações e Privacidade a partir do menu drop-down. Dali, escolha Conta > Encerrar sua conta. Responda uma rápida pergunta com a justificativa para a sua saída (como se você precisasse se explicar), verifique sua conta mais uma vez, e fique livre do LinkedIn para sempre.
Vai demorar um pouco para todos os seus traços profissionais serem eliminados do Google e de outros mecanismos de busca, mas um dia você estará livre disso tudo.
Google+
É bem possível que você seja membro do Google+ sem nem perceber – o que facilita muito a saída da rede social. Este também é o processo mais complicado dos quatro.
O importante aqui é apagar suas informações relacionadas ao Google+ sem eliminar toda a sua conta do Google (considerando que você use também o Gmail, por exemplo).
Para eliminar apenas suas informações públicas, entre no Google+, clique no seu nome e/ou endereço de email no canto superior direito, e vá em Conta; Google+; Desativar Google+; Excluir conteúdo do Google+ e confirme. Isso acaba com seu perfil, círculos, +1 e mais.
Para acabar totalmente a sua conta do Google+, repita o processo anterior, mas selecione Excluir todo o seu perfil Google. Parece assustador! Mas não é. Você continuará usando Gmail, Google Drive, e mais. No entanto, isso eliminará toda a sua presença no Google+, e pode causar alguns incômodos em outros serviços do Google (como o YouTube).
Se você quiser eliminar completamente toda a sua conta Google (email, calendário), vá até a sua página da Conta do Google, clique em Fechar a conta e excluir todos os serviços e informações associados, e dê adeus ao seu Gmail e todas as outras coisas do Google.
Apagando os restos
Assim que você apagar a sua existência dos quatro maiores serviços do momento, está na hora de vasculhar suas contas menores e antigas. Mas a não ser que você tenha anotado todo fórum que se cadastrou ou serviço que pedia uma conta por aí desde que você entrou na internet, você vai precisar de muito tempo para conseguir eliminar tudo.
Felizmente, algumas ferramentas podem ajudar.
O Account Killer mantém um enorme banco de dados de sites – mas de 500, desde Activision a sites pornográficos – e oferece link para apagar cada uma das contas.
O JustDeleteMe oferece um serviço similar, assim como uma extensão útil para o Chrome que vai acender sempre que você estiver em um site reconhecido pelo JDM e oferecerá um link para a página de apagar a conta do site.
O Knowem, por sua vez, encontra sites que você pode ser se esquecido completamente ao fazer busca por nome de usuário em mais de 500 sites sociais populares.
Agora se você realmente quer ir além disso e pretende eliminar todos os traços da sua existência nos becos mais sombrios da internet, confira o guia (em inglês) para remover suas informações pessoais de sites de verificação de antecedentes. Ele vale para casos extremos – e que exigem soluções extremas. Enquanto isso, aproveite o fato de que você se tornou um fantasma na internet, e lembre-se, você ainda tem tempo de reativar a sua conta no Twitter. [LifeHacker - Hongkiat - Imagens: ArtFamily- Amy Walters]
Fonte: Tarantola, Andrew . "Como apagar a sua existência da internet." Gizmodo Como apagar a sua existncia da internet. http://gizmodo.uol.com.br/apagar-sua-existencia-da-internet/ (accessed November 5, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário