Os malware que infectam computadores hoje são capazes de roubar informações, espionar as atividades dos usuários, apagar dados e mais. Mas há alguns anos, quando o DOS ainda era mais utilizado, alguns podiam ser considerados até “divertidos” – mas igualmente inconvenientes. E um usuário no YouTube reuniu em seu canal dezenas de vídeos com o funcionamento de vários deles, para quem quiser matar a saudade ou a curiosidade.
Reunindo cerca de 450 clipes – não só com vírus de DOS, mas também com ameaças de versões mais “novas” do Windows –, o acervo do colecionador Daniel White começou a ser salvo em 2008, segundo reportagem da Wired. Entre os malware exibidos, está o popular “I Love You”, por exemplo, que sobrescrevia arquivos e se espalhava por e-mail. Com ele, também está o Melissa, que substituía os textos de documentos por falas da série Os Simpsons.
Mas os mais curiosos são mesmo os vírus de DOS, que, de acordo com o White, foram criados na época em que “a tarefa era considerada um hobby”. De certa forma, era um jeito que programadores mais “talentosos”, como ele mesmo diz, encontravam para demonstrar o que sabiam – tanto que eram mais comuns pragas que infectavam arquivos para se espalhar do que as que de fato “destruíam” a máquina. E pela criatividade de alguns dos malware, não dá para negar. Confira abaixo os vídeos com alguns deles em funcionamento.
Red Scare – Capaz de mudar a cor da tela sempre que um comando é executado, esse vírus exibe mensagens em russo e altera o funcionamento de um arquivo de sistema. Assim, pode acabar inutilizando o computador após um “reiniciar”.
LSD.com – Mais inofensivo, o malware começa a funcionar assim que seu comando é escrito. O efeito é psicodélico, para dizer o mínimo.
Phantom1 – Infectando arquivos .COM e .EXE, o vírus agia quando o usuário ficava 20 minutos sem mexer no teclado. O resultado é o que aparece no vídeo: uma caveira feita em “pixel-art” e uma mensagem de parabéns. A máquina só voltava ao normal depois de reiniciada.
Virus.DOS.Walker – A inconveniente ameaça fazia com um homem de terno azul passasse caminhando pela tela em intervalos de segundos. Não era tão prejudicial a arquivos, mas podia incomodar bastante, especialmente no meio do trabalho.
Skism.com – Executado sempre nas sextas-feiras, 25, o vírus infectava itens .COM e .EXE quando executado. Uma imagem colorida com uma mensagem do desenvolvedor era exibida, e o computador ficava travado até ser reiniciado.
Outros vídeos podem ser vistos no canal de Daniel White, que é conhecido como danooct1 no YouTube. Novos clipes ainda são postados regularmente, então pode valer o “subscribe”.
Fonte: Gusmão, Gustavo . "Canal no YouTube reúne vídeos com funcionamento de vírus de DOS." INFO. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/10/usuario-reune-videos-com-funcionamento-de-virus-de-dos-no-youtube.shtml (accessed November 1, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário