terça-feira, 10 de dezembro de 2013

ABEP: Especialistas em TI se reúnem em Teresina


A 124ª Roca da ABEP defendeu o compartilhamento de projetos de tecnologia e de gestão entre os Estados e propôs canais para efetivar essa ação

Teresina, no Piauí, sediou a 124ª Reunião Ordinária dos Conselhos de Associadas (Roca) da ABEP - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação. Durante o evento diretores e representantes das afiliadas da entidade trataram de assuntos internos e abriram espaço para que empresas de tecnologia pudessem apresentar cases e soluções com potencial de agregar benefícios para a TIC pública no Brasil.
“O objetivo da Roca é promover a colaboração entre as entidades associadas com a troca de experiências para que possam servir de exemplo e ser reaplicados em unidades da federação, além de enriquecer a discussão das políticas públicas sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) governamentais.”, diz Paulo Coelho, presidente da Abep.

Entre os assuntos internos foi definido e aprovado o calendário de eventos da ABEP para 2014. A primeira reunião da entidade, no próximo ano, acontecerá nos dias 20 e 21 de fevereiro, falta apenas definir a cidade que sediará o encontro (São Paulo ou Distrito Federal). Também ficou acordada a criação de um escritório virtual em Brasília, aproximando a entidade do dia-a-dia do Governo; e a criação de espaços distintos, durante as próximas Rocas, para apresentação de projetos compartilhados, prestação de contas e grupos temáticos.

Ainda entre os assuntos internos, Alyson Oliveira, diretor-presidente do ITEC foi escolhido para representar a ABEP durante o Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA). A INDA é a política do governo brasileiro para dados abertos.

Também foram apresentados os planos para o SECOP 2014, em Foz do Iguaçu. A data do evento foi aprovada para acontecer de 28 a 30 de maio. Entre as ações sugeridas está a criação de um único domínio para o SECOP e Prêmio e-Gov, como forma de reunir num só endereço dados sobre o evento atual e anteriores e estabelecer uma padronização, já que a cada edição a afiliada responsável pelo evento desenvolve uma nova página.

Os projetos de tecnologia e gestão das afiliadas, compartilhados entre os Estados ou em andamento foram destaque na reunião. Os participantes defenderam a ideia de se ter um espaço onde esses projetos possam ser divulgados e visitados. Diante disso ficou decidido que o portal da ABEP contará com uma página voltada exclusivamente para o assunto. O Jornal da ABEP tambémcontará, já a partir da sua próxima edição, em janeiro, com a seção fixa "Projetos Compartilhados".

Durante a reunião os participantes ainda concordaram por uma atuação mais próxima da ABEP, se posicionando de maneira estruturada, clara e objetiva em relação a temas que estão em pauta, entre eles, o Marco Civil na internet, principalmente no que se refere a neutralidade da rede.

Soluções

A Roca contou ainda com a presença de Antonion M. Moreira, gerente de projetos de desenvolvimento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, que falou sobre o esgotamento do IPv4, que é a versão do IP usada na Internet hoje, e sobre a necessidade de acelerar a implantação do IPv6. O IP é uma das principais tecnologias na rede, e por conta do esgotamento dos endereços livres para identificar os dispositivos, a implantação do IPv6, de acordo com o executivo, é a única alternativa para a Internet continuar crescendo e evoluindo. Moreira explicou porque a implantação do IPv6 nas redes dos governos é importante. “ Ao governos oferecem serviços para os cidadãos por meio da internet. O IPv6 garante que os cidadãos continuarão tendo pleno acesso aos serviços de e-gov, bem como serve para estimular o mercado a usar a nova tecnologia”, afirmou.

Ita Marques, diretor de vendas do Data com, também apresentou o potencial da empresa em oferecer equipamentos e soluções de rede para as entidades públicas.

“A última Roca do ano sempre é um exercício de avaliarmos as ações e propostas realizadas ao longo daquele ano e se planejar para o ano seguinte. Tivemos nesse encontro uma discussão rica que irá contribuir para alavancar nossos projetos para 2014 e decisões que foram tomadas de acordo com o nosso planejamento estratégico”, afirma Theo Pires, vice-presidente da ABEP.

Sobre a Abep

Criada em 1977 a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – ABEP é uma entidade de apoio institucional às associadas e atua na promoção e fortalecimento da cooperação entre elas. Entre seus principais objetivos estão: fomentar a informática pública como ferramenta de aumento de produtividade do Estado, disponibilizando informações e serviços no atendimento ao cidadão; integrar e compartilhar esforços e recursos da informática e informação entre os Estados, e desses com os governos Municipais e Federal; difundir a tecnologia nacional, representar e defender os interesses da Informática Pública; manter intercâmbio com associações congêneres nacionais e internacionais e cooperar com os organismos encarregados da formulação política, padrões e normas de informática.

A ABEP promove reuniões e divulgações de informações, em seus três fóruns setoriais: Conselho de Associadas, Fórum de Diretores Administrativos-Financeiros e Fórum de Diretores Técnicos. Atua ainda na realização anual do SECOP - Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública e do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov), bem como no intercâmbio com entidades públicas e privadas na promoção e disseminação de soluções junto à comunidade além de ser também uma referência na elaboração de leis e normas para a informática.

Sobre as Associadas

As entidades, associadas da ABEP, atuam na busca da modernização administrativa, aliada à qualidade e produtividade dos serviços que os governos estaduais prestam à sociedade em setores como os de educação, saúde, transportes, segurança pública, habitação, entre tantos outros. Estruturadas como sociedades de economia mista ou outra forma jurídica de organização, as entidades estaduais de informática procuram, constantemente, a reciclagem tecnológica, apresentando as melhores soluções ao administrador público no seu processo diário de tomada de decisão, contribuindo para a racionalização dos serviços prestados a comunidade.

Fonte: "ABEP - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação." ABEP - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação. http://www.abep-tic.org.br/ (accessed December 10, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário