Longas listas de presentes, inúmeros sites de compra, transações bancárias e atenção redobrada. Realizar essas tarefas ao mesmo tempo no de final de ano parece impossível e muito estressante. Ainda mais quando o usuário se vê rodeado por diversos spams e ofertas maliciosas. Pessoas ocupadas e distraídas, que fazem compras on-line, podem ser mais suscetíveis a cair nas armadilhas de malwares que tentam roubar informações de cartões de crédito ou senhas de banco. Uma simples distração, um clique no lugar errado e essa dor de cabeça se multiplica instantaneamente.
Esse é o motivo pelo qual a F-Secure considera essa época de compras o momento perfeito para mudar os hábitos de navegação na internet com uma dica simples: a "higiene" do navegador, que tem muita utilidade durante o ano todo. Configurar um navegador sem Java e direcioná-lo apenas para compras e transações bancárias garantirá a segurança dos dados do usuário.
“As pessoas caem em armadilhas on-line quando estão distraídas ou estão diante de uma sobrecarga de informações”, afirma Sean Sullivan, consultor de segurança na F-Secure Labs. “Há muitas guias abertas, muitas coisas acontecendo – e é quando você está mais propenso a clicar em um link malicioso ou fazer download de algo que não deveria”, alerta o executivo.
Muitos estudos mostram que realizar várias tarefas ao mesmo tempo gera resultados insatisfatórios e deixa a pessoa mais propensa a cometer erros. Separar as tarefas e manter o foco em uma coisa por vez ajuda a ter mais concentração. Quando o usuário estiver on-line e atento às questões “financeiras”, conseguirá detectar melhor as armadilhas maliciosas que tentam afetar suas informações confidenciais.
Devido a todos os problemas de segurança no navegador com o Java, a F-Secure recomenda desabilitá-lo totalmente. No entanto, se um determinado site exigir o Java para continuar a operação, a melhor coisa a fazer será habilitá-lo somente em um navegador alternativo, usado apenas para acessar esse determinado site.
Que navegador usar para cada finalidade? Na verdade, isso não importa. Basta que o usuário separe suas atividades financeiras para que esteja mais seguro ao realizar as transações. Uma pessoa que tem o Gmail e acessa muito o YouTube talvez prefira usar o Chrome para entretenimento e tarefas casuais e usar outro navegador para fazer compras e transações bancárias.
Usar diferentes navegadores para diferentes tarefas é “apenas um bom hábito de higiene com o navegador”, explica Sullivan. “Se seus hábitos pessoais não forem satisfatórios, você poderá ficar doente. Da mesma forma, se você não tiver hábitos seguros com o navegador, você poderá contrair outro tipo de vírus”, complementa. “É sempre muito importante utilizar serviços confiáveis de empresas de segurança de software, mas também é necessário que o usuário tome medidas preventivas contras ataques de malware durante as compras. Manter o navegador sempre atualizado, além de utilizar produtos de proteção em todo equipamento conectado é o primeiro passo para evitar danos”, afirma Leandro Hernandez, Vice-Presidente da F-Secure para América Latina.
Dicas de segurança para o navegador:
- Configure um navegador e o dedique apenas para realizar transações financeiras, como compras e operações bancárias;
- Certifique-se de que todos os plug-ins de seu navegador estão atualizados;
- Desabilite o Java – a menos que realmente precise dele em um determinado site. Acesse esse site com um navegador separado, habilitado para o Java;
- Alerte seus familiares para configurar também um navegador separado para compras e transações bancárias;
- Utilize um bom software de segurança na internet que ofereça proteção à navegação em sites maliciosos e proteção a transações bancárias para manter a segurança das sessões de transações bancárias on-line.
Fonte: "Adrenaline." Empresa de segurana faz alerta contra golpes de final de ano na internet [ .com.br ]. http://adrenaline.uol.com.br/seguranca/noticias/19578/empresa-de-seguranca-faz-alerta-contra-golpes-de-final-de-ano-na-internet.html (accessed December 5, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário