quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Folha de S.Paulo: Google investe em projeto de robótica liderado pelo ex-chefe do Android


Se a Amazon pode imaginar entregar livros por drones, não é demais pensar que o Google possa estar planejando que um dia um de seus robôs desça de um carro automatizado e vá até a porta da sua casa para entregar um pacote?

Os executivos do Google reconhecem que o futuro robótico é um tanto ambicioso. Mas ele parece ser mais realista do que o serviço de entrega por drones da Amazon, revelado por seu presidente-executivo, Jeff Bezos, em uma entrevista na televisão na noite anterior a um dos maiores dias de compras do ano.

Durante a última metade do ano, o Google adquiriu secretamente sete empresas de tecnologia em um esforço para criar uma nova geração de robôs. E o engenheiro que lidera esses esforços é Andy Rubin, o homem que transformou o sistema Android, do Google, na força dominante dos smartphones.

Andy Rubin, ex-chefe do Android, que lidera projeto 
de robótica no Google.

A empresa não comenta seus planos específicos, mas a escala do investimento, que não foi divulgada previamente, indica que esse não é um mero projeto de ciências fofinho.

Pelo menos no momento, o projeto de robótica do Google não é algo destinado aos consumidores. Em vez disso, os alvos da empresa são o processo de fabricação --como a montagem de eletrônicos, que hoje é em grande parte manual-- e a competição no varejo com empresas como a Amazon, de acordo com várias pessoas com conhecimentos específicos do projeto.

Um caso real, de acordo com vários especialistas, seria automatizar partes de uma cadeia de suprimentos existente, que vai do chão de fábrica às empresas que vendem e entregam bens na porta do consumidor.

"A oportunidade é enorme", disse Andrew McAfee, pesquisador principal no centro de negócio digital do MIT. "Ainda há pessoas que andam por aí em fábricas, pegam as coisas em centros de distribuição e trabalham nas salas do fundo de mercearias."

O Google começou a experimentar recentemente com a entrega de pacotes em áreas urbanas com seu serviço Shopping e pode tentar automatizar porções desse sistema. O serviço de compras, disponível em alguns locais como San Francisco, já está fazendo entregas em domicílio para empresas como Target, Walgreens e American Eagle Outfitters.

Talvez um dia haverá entregas automatizadas, que por enquanto dependem de seres humanos.

"Como qualquer projeto ambicioso, você tem que pensar no tempo como um fator", disse Rubin. "Precisamos de uma visão de dez anos."

AMIGO DOS ROBÔS

Rubin, 50, o executivo do Google responsável pelo novo projeto, começou sua carreira de engenharia na área de robótica e há muito tempo tem uma paixão bastante conhecida pela construção de máquinas inteligentes. Antes de ingressar na Apple, onde inicialmente atuou como engenheiro de produção na década de 1990, ele trabalhou para a empresa de fabricação alemã Carl Zeiss como engenheiro de robótica.

"Eu tenho uma história de transformar meus hobbies em carreiras", disse Rubin por telefone. "Este é o melhor emprego do mundo. Sendo um engenheiro e um funileiro, você começa a pensar sobre o que gostaria de construir para si mesmo."

Ele usou o exemplo de um limpador de para-brisa que tem "inteligência" suficiente para operar quando chove, sem intervenção humana, como um modelo para o tipo de sistema que está tentando criar. Isso é consistente com a visão apresentada pelo cofundador do Google, Larry Page, que argumentou que a tecnologia deve ser implementada sempre que possível para livrar os seres humanos de tarefas penosas e repetitivas.

Veterano de uma série de start-ups do Vale do Silício e duas vezes um presidente-executivo, Rubin disse que ponderou sobre a possibilidade de um esforço comercial em robótica por mais de uma década. Apenas recentemente ele concluiu que uma gama de tecnologias amadureceram ao ponto em que novos tipos de sistemas automatizados possam ser comercializados.

No início deste ano, Rubin deixou o cargo de chefe da divisão de Android da empresa. Desde então, ele convenceu os fundadores do Google, Sergey Brin e Larry Page, que este é o momento certo para tal empreendimento, e eles abriram os cofres do Google para apoiá-lo. Ele se recusou a dizer quanto a empresa gastará.

Fonte: MARKOFF, JOHN . "Folha de S.Paulo." Folha online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/12/1380722-google-investe-em-projeto-de-robotica-liderado-pelo-ex-chefe-do-android.shtml (accessed December 5, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário