quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

G1: CPqD lança app que 'fala' o que está na tela do celular a deficientes visuais


Principalm ferramenta do aplicativo CPqD Alcance é o aviso sonoro.
Outra função é a leitura de texto e lembretes de voz para o despertador.


CPqD lança app Alcance que, por meio de avisos sonoros, informa a deficientes visuais o que é exibido na tela de smartphones.  (Foto: Divulgação/Google)CPqD lança app Alcance que, por meio de avisos
sonoros, informa a deficientes visuais o que é
exibido na tela de smartphones.
(Foto: Divulgação/Google)
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) lançou nesta terça-feira (3) o aplicativo CPqD Alcance, que facilita o uso de smartphones que rodam Android para pessoas que tenham algum tipo de deficiência visual.

Uma das ferramentas do app responsáveis por isso é o aviso sonoro para que os usuários saibam o que é exibido na tela dos aparelhos.

O app é voltado especificamente para celulares inteligentes que tenham telas sensíveis ao toque. O que ele faz é criar uma nova interface para facilitar a localização das funções em celulares como esse.

O CPqD Alcance divide a tela em seis áreas (atendimento de chamadas, configurações, envio de mensagens etc).

Quando o usuário pousa o dedo sobre o ícone, é informado por um aviso sonoro qual função selecionou. Para escolher um serviço, deve dar um duplo toque.

Outras funções do app são o despertador com lembrete de voz, sistema de localização facilitado e ajuda no deslocamento, além do tocador de música e do leitor de texto.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Projeto VozMóvel, desenvolvido pelo CPqD e Centro de Prevenção à Cegueira (CPC), de Americana, no interior de São Paulo.

Para aperfeiçoar o app, deficientes visuais já testaram sua usabilidade. Segundo o CPqD, o aspecto mais importante trazido pelo app foi a autonomia em relação ao uso do smartphone, pois dispensam a ajuda de alguém.

Fonte: "CPqD lança app que 'fala' o que está na tela do celular a deficientes visuais." Tem um aplicativo. N.p., n.d. Web. 4 Dec. 2013. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário