segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

INFO: Tablet e uso corporativo – Adote uma plataforma não um app


Segundo o IDC, foram vendidos 627 mil tablets em agosto deste ano, crescimento de 134% em relação ao mesmo período de 2012, contra 597 mil notebooks, número 28% menor. Tablets, em especial o emblemático iPad da Apple, representam para as empresas uma oportunidade e um risco. Oportunidade para “automatizar” a força de vendas com um dispositivo simples, intuitivo e de baixo custo de manutenção, ou ainda para conversar diretamente com os clientes, promovendo ações de marketing e comunicação. Por outro lado, são um risco porque muitas empresas optam pelo uso de apps os quais uma vez “baixados” pelos usuários, possuem diferentes limitações que irão criar mais problemas que soluções para as empresas que criaram os mesmos. As diferenças entre uma plataforma e um app são consideráveis e devem ser avaliadas com extremo cuidado. Cabe ao time de marketing, vendas e tecnologia da empresa fazer as ponderações antes da adoção de um ou de outro. Então vejamos: 

Conteúdo não é software

A primeira distinção que deve ser observada parece simples, mas nem sempre é observada: conteúdo não é software. A melhor forma de explicar este fato é pensarmos no carro e na gasolina. O carro você compra uma vez, mas irá precisar encher o tanque com frequência para usá-lo. Carro é software, gasolina é conteúdo. Empresas precisam renovar periódicamente sua comunicação, seu catálogo de vendas, seu portfólio de produtos, realizar novas ações de marketing, etc. Isto é conteúdo, basicamente imagens, vídeos, texto, tabela de preços. Num app, software e conteúdo, estes dois elementos distintos, estarão “misturados”, isto é, para qualquer tipo de alteração mesmo que mínima no conteúdo, o app terá que ser aberto e editado. Numa plataforma, o conteúdo está separado do software. Isto dá total independência para editar, apagar, alterar, renovar qualquer parte do conteúdo sem precisar “abrir” a plataforma. Para empresas que desejam usar tablets nas áreas de vendas e marketing por exemplo, isto representa maior agilidade, menor custo e controle da comunicação.

Independência das “lojas virtuais”

Quando o assunto é edição ou publicação de novos conteúdos, as plataformas oferecem ainda uma vantagem adicional: independência das lojas virtuais, tais como Apple Store ou Google Play. Uma plataforma permite que o conteúdo seja atualizado sem a necessidade deste “passar pela loja virtual”. Isto dá maior independência e agilidade para as áreas de produto, marketing e vendas para fazer as atualizações. Apps estão amarradas às lojas virtuais. Pior ainda: é impossível garantir que um cliente (ou até mesmo um vendedor) esteja usando a última versão do app. Caberá sempre ao usuário final a decisão da atualização do app, o que pode não ocorrer. 

Plataformas e sistemas de gestão

Uma plataforma está muito além do tablet, é um sistema. Uma plataforma oferece gestão do conteúdo, controle de acesso e histórico dos usuários, controle de versão, workflow para aprovação e publicação de conteúdos, compartilhamento e colaboração. Uma plataforma oferece ferramentas de back-end que irão auxiliar a empresa no dia-a-dia das ações de marketing e vendas. Com um app, isto não existe. Haverá sempre a necessidade de se fazer um novo software, testá-lo, publicá-lo na loja virtual, aguardar que os usuários baixem. Enfim, um ciclo de uso complexo, lento e de maior custo.

Métricas

Empresas podem obter diferentes métricas quando adotam um app, mas são sempre as mesmas, restritas a quantidade de downloads e dados demográficos. Com uma plataforma, basta elaborar KPIs (Key Performance Indicators – Indicadores Chave de Performance) no momento da concepção do conteúdo, e será possível visualizar estas métricas em relatórios de BI (Business Intelligence) personalizados. Além disso, os dados coletados pelas plataformas podem ser integradas diretamente ao CRM corporativo, facilitando a avaliação do resultado de ações multi-canais por exemplo.

Evidentemente que existem casos em que apps podem ser adotadas por empresas, mas dentro de um universo muito restrito. Considerando a dinâmica dos negócios, adotar uma plataforma é o melhor caminho.

Notas

App – acrônimo para applications ou aplicativo – Android app iPhone app por exemplo. Um programa de computador desenvolvido para ser instalado em dispositivo móvel tais como tablets ou smartphones.

Links









Fonte: Murer, Ricardo . "Tablet e uso corporativo – Adote uma plataforma não um app." Eu virtual RSS. http://info.abril.com.br/noticias/rede/eu-virtual/2013/12/02/tablet-e-uso-corporativo-adote-uma-plataforma-nao-um-app/ (accessed December 2, 2013).

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