O Procon-SP se pronunciou sobre as reclamações referentes à Black Friday. A entidade reconheceu que houve uma evolução no evento em relação ao ano passado, mas ainda assim prometeu investigar as falhas apontadas pelos consumidores.
As empresas investigadas são B2W (responsável pelos sites Americanas, Submarino e Shoptime), Nova Pontocom (responsável pelos sites Casas Bahia, Extra e Ponto Frio), Walmart.com, Saraiva, Kabum, Centauro, Editora Escala, Sephora, Ricardo Eletro, Balão da Informática, Dell, Fast Shop, PB Kids, Magazine Luiza, Habib’s, Fnac e Mobly.
A organização relatou que chegaram 87 queixas nas redes sociais utilizando a hashtag #DeOlhoNaBlackFriday. A investigação observará se houve de fato maquiagem de descontos e, caso. Caso comprovadas as infrações, as empresas serão punidas de acordo com o previsto no Código de Proteção e Defesa do Consumidor. O resultado será enviado ao Ministério Público de SP para a apuração dos crimes previstos nos artigos 66 (oferta enganosa) e 67 (publicidade enganosa) do Código.
Entre os pontos positivos abordados pela organização estão a identificação dos produtos participantes por meio de selos ou “hot sites” e a divulgação do seu histórico de preço.
Fonte: "Procon-SP vê melhora na Black Friday, mas vai investigar infrações." Olhar Digital. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/procon-sp-ve-melhora-na-black-friday-mas-vai-investigar-infracoes/39122 (accessed December 2, 2013).
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