Os trabalhadores de TI de São Paulo e região metropolitana -- que nos últimos nove anos tiveram reajuste acima da inflação -- definem amanhã o aumento salarial e as principais reivindicações que serão levadas à negociação coletiva para 2014. Esta será a última assembleia da categoria, que já teve outras 11 reuniões este mês em regionais do Estado.
As principais reivindicações já tiveram alterações em 2013. Antes, apenas empresas com mais de 50 funcionários precisavam apresentar proposta de PLR e o Vale-refeição era obrigatório a profissionais com jornada de oito horas que trabalhassem em firmas com mais de 100 de empregados. A partir de 2013, a obrigatoriedade de PLR passou para companhias com mais de 40 profissionais e o VR passou a valer também para empresas com mais de 50. A expectativa agora é a de que a ampliação valha independentemente do quadro de funcionários.
O crescimento contínuo do setor será levado em consideração na hora de negociar, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Sindpd), Antonio Neto. “Com a economia crescendo menos, as negociações estão resultando em aumentos que não superam a inflação. O setor de TI, porém, vem apresentando expansão de mais de 10% anualmente de acordo com dados das consultorias da área, o que deve refletir na ampliação dos benefícios e no reajuste salarial da categoria”, afirma.
A participação dos empresários em relação à capacitação dos profissionais também será novamente discutida na negociação. “Vamos colocar na mesa mais uma vez a questão do subsídio à qualificação do trabalhador de TI. Os valores de cursos de especialização na área não condizem com a remuneração do trabalhador. Por isso, queremos ter determinado na nossa convenção coletiva a obrigatoriedade das empresas auxiliarem seus funcionários a se capacitarem”.
A Assembleia será realizada às 9h de amanhã na sede do Sindpd, localizada à Avenida Angélica, nº25, no bairro Santa Cecília, em São Paulo. São esperados cerca de 500 trabalhadores e, se aprovada, a pauta será apresentada ao Sindicato Patronal e a negociação da proposta começa em janeiro.
Fonte: "Profissionais de TI pedem aumento salarial e participação nos lucros." Olhar Digital. http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/profissionais-de-ti-pedem-aumento-salarial-e-participacao-nos-lucros/39371 (accessed December 16, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário