Órgão liberou R$ 2,1 milhões para iniciativa proposta pelo Centro de Empreendimentos em Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
A metodologia será desenvolvida em três etapas: diagnóstico, capacitação e consultoria. Em um primeiro momento a empresa responderá a perguntas em um software online. Os questionamentos foram estruturados com base em seis pilares: desenvolvimento de produtos e serviços, organização do processo produtivo, gestão do negócio, mercado e marketing, relações interorganizacionais e estratégia.
O objetivo desta etapa é identificar, entre outras coisas, como a seleção de ideias ocorre e de que forma a inovação está presente no planejamento da empresa. O sistema gera um relatório que define os pontos mais fortes e fracos do negócio e oferece sugestões para aprimorar os aspectos mais debilitados. Este software deve estar ao ar no final de abril.
A etapa de capacitação consiste em orientações para o empresário. Esse processo tem duração de 32 horas. Por último, o cliente terá direito a atendimentos individuais com consultores a fim de trabalhar especificamente com as necessidades de cada empresa. Uma visita final avaliará os resultados do programa.
O projeto é uma parceria de diversos departamentos da UFRGS. A ideia inicial foi proposta pelo Centro de Empreendimentos em Informática. Posteriormente, a Escola de Administração endossou sua participação e realizou mudanças no projeto. O Instituto de Física também apoia a iniciativa.
*Com informações da Agência MCTI
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