YURI GONZAGA
Editoria de arte/Folhapress |
Com dúzias de novos produtos anunciados só nos dois primeiros meses do ano, o segmento de pulseiras, relógios e óculos conectados promete ser o maior destaque tecnológico do ano –ao menos no número de lançamentos.
A primeira leva de vestíveis, composta por produtos como o relógio inteligente Pebble, de janeiro do ano passado, causou alvoroço mas também críticas a seus problemas estéticos e funcionais.
Ainda assim, houve 700% de incremento nas vendas de pulseiras conectadas entre o primeiro e o segundo semestres de 2013, segundo a empresa de pesquisa Canalys.
E esse salto de 200 mil para 1,6 milhão de unidades comercializadas ganhará seguimento neste ano, batendo em 8 milhões de acessórios como os sucessores da Nike Fuelband e da Jawbone UP, e agora também de aparelhos da Samsung, da LG e da Sony.
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Também há rumores de que a Apple e o Google vão anunciar relógios inteligentes neste ano, e de que a Samsung vá lançar óculos conectados como o Google Glass.
CONVERGÊNCIA
O pulso é onde se concentram os vestíveis que deram mais certo até agora, com diferenciação entre "smartbands", pulseiras que só monitoram a atividade física com sensores de movimento e dos "smartwatches", relógios que se pareiam a celulares para exibir notificações e servir como "controle remoto" do celular.
A Gear Fit, da Samsung, parece ser a mais promissora até agora. O dispositivo une com proficiência capacidades desses dois tipos de aparelho –preserva a leveza e descrição das pulseiras conectadas, mas tem uma pequena telinha de Oled, de 1,8 polegada, que dá ao aparelho vezes de relógio inteligente.
Há produtos que arriscam ainda mais, como a Huawei TalkBand, cujo módulo principal contém a tela e, atrás, um fone de ouvido, podendo ser retirado da pulseira para atender ligações.
PREÇO
Além de os primeiros vestíveis terem chegado "crus" ao mercado, seus preços não eram dos mais baixos: o Sony SmartWatch 2, de R$ 989, custa mais que um smartphone intermediário.
O Galaxy Gear, da Samsung, foi lançado por R$ 1.299 no Brasil, e seu sucessor pode ter preço semelhante: segundo divulgou o site "SamMobile", especializado em lançamentos da fabricante sul-coreana, o Gear 2 chegará à Europa pelos mesmos € 299 (R$ 968). A Gear Fit chegaria por € 199 (R$ 644).
Praticamente não há pulseiras de "fitness" disponíveis no Brasil, cenário que muda com a entrada das gigantes no segmento.
Colaborou ALEXANDRE ORRICO
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