Hackers derrubaram o site da Presidência e do banco central.
Governo não informou quem acredita estar por trás do ataque.
Hackers derrubaram o site da Presidência russa várias vezes nesta sexta-feira (14) e tiraram do ar a página na internet do banco central, informou o serviço de imprensa do Kremlin.
"Um poderoso ataque cibernético está em curso no site (do Kremlin)", disse uma porta-voz do Kremlin, acrescentando que o ataque foi contínuo e que especialistas em segurança estavam tentando evitar novas invasões.
Ela não disse quem o governo acredita estar por trás do ataque cibernético.
Bloqueio
Ao mesmo tempo, as autoridades da Rússia bloquearam o acesso a várias páginas eletrônicas da oposição não parlamentar "por convocações de atividades ilegais", segundo a Agência de Controle de Meios de Comunicação e Tecnologias da Informação
A agência ordenou o bloqueio aos maiores provedores de internet na Rússia. Segundo o as autoridades, as páginas bloqueadas "contêm chamadas de atividades ilegais e participação em ações públicas com violação da ordem".
Além disso, a Roskomnadzor fechou o acesso ao blog do líder opositor Alexei Navalni, que se encontra sob prisão domiciliar e está impedido de usar telefones e se conectar a internet.
No entanto, ainda estão disponíveis suas páginas no Facebook e na maior rede social russa (Vkontakte), controladas pelo Fundo de Luta contra a Corrupção, criado por Navalni.
Em 1º de fevereiro, entrou em vigor na Rússia chamada "lei de Lugovoi", que permite o bloqueio do acesso a páginas na internet por chamadas ao extremismo sem decisão judicial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário