Com o novo contrato a multinacional dará continuidade ao desenvolvimento e manutenção de sistemas do Ministério.
A Indra foi novamente vencedora do processo licitatório executado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para prestar serviços de desenvolvimento de software e manutenção de sistemas que dão apoio ao órgão público no controle e fiscalização do agronegócio no Brasil. O valor desse investimento está na ordem de R$ 11,7 milhões por ano, visto que o contrato com a empresa tem a vigência de um ano, podendo ser prorrogado até o limite de cinco anos.
A multinacional será responsável por todo o suporte tecnológico ao cliente, por meio de 68 profissionais em média, comprometidos em desenvolver novos sistemas e manter em pleno funcionamento os mais de 60 já existentes, que compõem os programas do Ministério da Agricultura, voltados a produtores, estabelecimentos e agricultores de todo o Brasil.
Os sistemas do Ministério têm a finalidade de muni-los de informações importantes sobre o setor, bem como facilitar a fiscalização e a arrecadação. Um exemplo é o SIPE (Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos) e o SICAR (Sistema de Controle de Arrecadação), dois dos principais sistemas desenvolvidos pela Indra. Com eles é possível controlar quais estabelecimentos e produtos são registrados no Ministério e especificar a qualidade do produto, localização da loja credenciada, registrada e autorizada a comercializar (fabricar, importar, exportar e distribuir, entre outros), produtos alimentícios. O usuário também pode gerar relatórios administrativos e emitir certificado de habilitação. “O SIPE tem hoje registrado mais de 70 mil estabelecimentos e mais de 330 mil produtos comercializados no país. Esse tipo de informação é muito valiosa para viabilizar a fiscalização do órgão”, explica Marcos Dib, diretor-executivo de Administração Pública da Indra no Brasil.
Outro importante projeto é o próprio portal do Ministério (www.agricultura.gov.br) que auxilia visitantes a obter informações e dados para sua atuação no agronegócio. O desafio é mantê-lo no ar ininterruptamente. A Indra também presta atendimento interno a outras áreas do Ministério para o desenvolvimento de novos sistemas de informação com a finalidade de agilizar processos de trabalho. Toda esta estrutura organizacional é mantida por cerca de 13 mil servidores, que atendem as cinco secretarias e 27 superintendências estaduais com suas respectivas unidades.
Destacam-se também os sistemas Funcafé (Sistema de Operacionalização das Linhas de Crédico do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira), cuja função é controlar todos os empréstimos concedidos aos agricultores, bem como valores repassados aos agentes financeiros que se habilitam a operar os créditos; o Sisbravet (Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Sanitária), ferramenta destinada para todo o serviço veterinário oficial em todas as instâncias e sociedade Brasileira para a vigilância da saúde dos rebanhos, capaz de registrar e controlar investigações de incidentes, como doenças; o Sapcana (Sistema de Acompanhamento de Produção Canavieira), o qual cadastra unidades produtoras, de cooperativas e de empresas comercializadoras de açúcar e etanol e o SIGVIG (Sistema de Informações Gerenciais do Trânsito Internacional de Produtos e Insumos Agropecuários), que permite controlar o tráfego de mercadorias importadas e exportadas, bem como sua fiscalização.
“O trabalho que realizamos no Ministério é extremamente estratégico para a Indra, pois nos posiciona como um importante player no mercado brasileiro capaz de integrar de forma eficiente toda a gestão do cliente, abrangendo aspectos mercadológicos, tecnológicos, científico, ambiental e organizacional do setor produtivo, de abastecimento, armazenagem, transporte de safras, entre outros”, afirma Dib.
Indra - Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de consultoria e tecnologia do país. Conta atualmente com uma equipe de mais de 7.500 profissionais e uma ampla cobertura geográfica através de escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros. A multinacional possui uma oferta diferenciada de soluções e serviços de alto valor agregado que atendem os setores financeiro, energia e utilities, telecomunicações, administração pública e saúde, indústria, transporte e tráfego e segurança e defesa.
A Indra é uma das principais multinacionais de consultoria e tecnologia, líder na Europa e América Latina e em plena expansão em outras regiões de economias emergentes. A inovação é a base de seu negócio, altamente focado no cliente, e de sua sustentabilidade. A multinacional situa-se entre as primeiras companhias europeias de seu setor por investimentos em P&D, com mais de 550 M€ investidos nos últimos três anos. Com vendas de aproximadamente 3 bilhões de euros, conta com 42.000 profissionais e com clientes em 128 países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário