Google pede registro de ‘Glass’ como marca de óculos inteligentes no Brasil
Uma empresa se opõe ao pedido feito pela companhia de internet.
Nos EUA, Google registra 'Google Glass' e pede marca 'Glass'.
Google Glass agora tem versões em óculos de sol e com lentes (Foto: Reprodução/Google)
Enquanto não estabelece uma data oficial de lançamento de seu óculos inteligente Glass, o Googletenta registrar a marca. Há pelos menos 11 pedidos da companhia de internet para registrar o termo ou expressões relacionadas a ele, segundo levantamento do G1 no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial), órgão responsável por conferir a posse de marcas ou patentes a empresas e a pessoas no país.
Desenho da logomarca para os óculos inteligentes
Glass que o Google quer registrar no Brasil.
(Foto: Reprodução/INPI)
O Google entrou em maio de 2013 com um pedido para registrar “Glass” como marca de um produto que pode ser “hardware de computadores”, “periféricos para dispositivos móveis para exibição de dados e vídeos” e até “software de computador”.
A análise dessa solicitação foi concluída em outubro do ano passado, mas um mês depois uma companhia protocolou uma oposição. Nesse pedido, o Google anexou o desenho da logomarca que poderá ser o utilizado pelo Glass –além desse, há outros pedidos de registro do desenho.
A opositora é uma empresa chamada Factory Holding Company. Ela tenta barrar a concessão de outros pedidos do Google: os nomes “Ok Glass” para “serviços de telecomunicações” e “aluguel de aparelhos de telecomunicações”, e dois pedidos para registro de “Glassware”, um para “aparelhos de gravação, transmissão ou reprodução de som e imagens”, e outro para “serviços científicos e tecnológicos”.
Como as empresas só podem registrar marcas para um determinado produto ou serviço, a prática é enviar ao Inpi mais de uma solicitação referente a uma mesma marca. A prática também atende a uma estratégia de licenciamento da marca para outros segmentos que pode ser adotada pela empresa.
O Google também tenta o registro da marca “Glass Collective”, para serviço de assessoria, financiamento, custeio e gestão de capital de risco, e “Myglass”, para “software de computador para dispositivos móveis”.
A companhia tenta registrar a marca em outros mercados. Nos Estados Unidos, conseguiu para o nome “Google Glass”, mas está no meio do processo para conseguir a posse do termo “Glass”.
Em carta veiculada pelo jornal “Wall Street Journal”, um examinador do Escritório de Marcas e Patentes (USPTO, na sigla em inglês) argumenta que a marca é muito familiar a outra existente, o que poderia causar confusão ao consumidor. Afirmou ainda que, por “Glass” (óculos, em português) apenas descrever o que é o produto, não poderia ser protegido pela lei de propriedade industrial dos EUA.
“Como muitos negócios, o Google possui uma rotina para proteger e registrar suas marcas”, afirmou a empresa ao “WSJ’. Assim como no Brasil, nos EUA pelo menos uma empresa também se opõe ao registro da marca. A Border Stylo é a responsável pelo desenvolvimento de uma extensão de navegadores chamada “Write on Glass”.Fonte: "Google pede registro de 'Glass' como marca de óculos inteligentes no Brasil." Tecnologia e Games. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/04/google-pede-registro-de-glass-como-marca-de-oculo-inteligente-no-brasil.html (accessed April 4, 2014).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário