Sistema Android avisará se app apresenta comportamento malicioso
Usuário escolherá se aplicativo será confinado, para não danificar sistema.
Até agora, serviço do Google verificava programas no ato do download.
O Google ampliou nesta quinta-feira (10) o serviço de verificação de aplicativos, para que a ferramenta avise os usuários de smartphones e tablets que rodem o Android sempre que os app se comportem de maneira que comprometa a segurança do aparelho.
Antes, o serviço apenas checava o aplicativo quando era baixado da loja Google Play. Com essa configuração, o serviço chegou a ser utilizado 4 bilhões de vezes em 2013.
Agora, a ronda será constante e abrangerá programas baixados fora da loja oficial. Os apps identificados como ameaças à integridade do sistema serão confinados para que não cheguem a danificar outras áreas do celular.
O serviço de escaneamento do Android fio criado pela equipe de segurança do sistema operacional em parceira com o Safe Browsing, também um serviço do Google.
Segundo o Google, a maioria das pessoas não vai sequer chegar a ser avisada, porque aplicativos perigosos são raros –menos de 0,001% dos app instalados operam para corromper o dispositivo. As notificações são similares às já exibidas quando um programa é baixado.
Após ser alertado, o dono do aparelho poderá decidir se prossegue com a instalação ou não. O Google acredita que os avisos surtem efeito. No ano passado, apenas 0,18% das instalações de apps prosseguiram depois de a notificação ter sido exibida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário