Dados como nome dos usuários e endereços de e-mail podem ter sido comprometidos. Empresa ressalta que dados financeiros e confidenciais não foram comprometidos.
Parece que o eBay é a mais recente vítima de uma brecha de segurança. A empresa de varejo, também dona do serviço de pagamentos online PayPal,confirmou nessa quarta-feira (21) que sofreu um ciberataque e que todas as senhas criptografadas e outros dados não financeiros foram roubados.
A empresa solicitou aos seus 112 milhões de usuários, via e-mail, que troquem imediatamente as suas senhas. "O eBay Inc. ainda hoje pedirá aos seus usuários para mudarem suas senhas por conta de um ataque cibernético que comprometeu um banco de dados que contém as senhas criptografadas e outros dados não financeiros", disse a empresa em um comunicado.
De acordo com o eBay, o ataque ocorreu entre fevereiro e começo de março e foi causado pelo comprometimento de credenciais de login de alguns poucos funcionários da empresa - o que foi identificado há algumas semanas e permitiu o acesso não autorizado à rede da empresa.
O banco de dados comprometido continha informações como nomes dos clientes, senhas criptografadas, endereços de e-mail, endereços residenciais, números de telefone e datas de nascimento. A empresa ressalta que as informações financeiras e outros dados confidenciais não foram comprometidos.
"Depois de realizar testes extensivos nas redes, a empresa afirmou que não tem provas de que o comprometimento resultou em atividades não autorizadas para os usuários do eBay, e não há evidência de qualquer acesso não autorizado a informações financeiras ou de cartão de crédito, que são armazenados separadamente em formatos criptografados. No entanto, a alteração de senhas é uma prática recomendada e vai ajudar a aumentar a segurança para os usuários do eBay", diz o blog da empresa.
O mesmo vale para usuários do PayPal. "Não há evidências de acesso não autorizado ou comprometimento de informações financeiras e pessoais de usuários do PayPal. Os dados do serviço são armazenados separadamente em uma rede segura, e todas as informações financeiras do PayPal são criptografadas", diz a empresa.
O eBay disse ainda que lamenta o ocorrido e quaisquer inconvenientes que o incidente possa causar. "A segurança da informação e a proteção de dados dos nossos clientes são de suma importância para o eBay Inc., e lamentamos qualquer inconveniente ou preocupações que a redefinição de senhas possa causar aos nossos consumidores. Sabemos que nossos clientes confiam em nós e levamos a sério nosso compromisso em manter a segurança, a proteção e a confiança no nosso mercado global", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário