Para debater o papel da tecnologia da informação e comunicação na gestão estratégica de governo, representantes dos 26 estados e do Distrito Federal estão reunidos em Foz do Iguaçu (PR) desde a noite de quarta-feira (28) no 42º Seminário Nacional de TIC (Secop).
A promoção é da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), e o Governo do Estado, por meio da Celepar, responde pela organização.
Até esta sexta-feira (30), último dia do evento, os cerca de 800 inscritos participam da discussão de temas relacionadas à segurança e privacidade de informações, computação em nuvem, mobilidade, redes sociais e a interação com os cidadãos, Big Data e BI – inteligência de negócios em governo.
Entre os palestrantes do Governo do Paraná estão a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes; os diretores da Celepar, Jacson Carvalho Leite e Danilo Scalet, e Cristina Alessi, da Secretaria de Comunicação Social.
Representando o governador Beto Richa na cerimônia de abertura do Secop, o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi, salientou a importância do intercâmbio de experiências voltadas à inovação da gestão publica nas três esferas administrativas. “O Governo do Estado, nestes últimos três anos, investiu fortemente na evolução e modernização do parque tecnológico. Os resultados são visíveis na melhoria dos serviços públicos ofertados à sociedade”.
Prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, disse que no município são desenvolvidas ações no sentido de colocar a tecnologia da informação como prioridade da administração municipal. Ao relembrar as manifestações nacionais ocorridas no ano passado, o povo, segundo ele, quer uma administração eficiente e responsável quanto ao uso do dinheiro público, “neste sentido, temos que utilizar soluções de TI para modernizar e gerar transparência à gestão pública”.
Coordenador do Secop, o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela companhia junto à administração estadual que é o de aplicar inteligência para gerar soluções ao governo. Ele lembrou os cerca de 250 cases de business intelligence (BI’s) desenvolvidos nesta gestão, todos voltados a proporcionar indicadores ao planejamento e acompanhamento das políticas públicas.
Um dos exemplos citados por Leite é o Governo Eletrônico do Paraná, painel que em tempo real apresenta o resultado da gestão. “O que estamos fazendo é fruto de 50 anos de trabalho medindo as ações públicas, entregando o que o cidadão exige”, disse ele ao valorizar o cinquentenário da companhia que será comemorado em novembro deste ano.
“Trazer inovação tecnológica que gere facilidade, transparência e segurança aos governos”. Este, na visão do presidente da Abep, Victor Murad Filho, é o papel das empresas de tecnologia da informação e comunicação junto às gestões públicas. “Somos intérpretes entre as aspirações do cidadão em sua relação com o governo”, finalizou.
ABERTURA - A palestra de abertura do Secop esteve a cargo do jornalista e desenvolvedor do projeto de Comunicação para a Cidadania da Universidade de Harvard, Gilberto Dimenstein. Ele falou sobre “Comunidade de Aprendizagem: a Cidade do Futuro”, com destaque para o uso da tecnologia aproximando o estado e o cidadão.
Para Dimenstein, idealizador do site Catraca Livre, o uso da comunicação e inovação para educação fortalece o cidadão. De acordo com ele, a mais importante rede social são as cidades, as ruas e as praças. "O contato humano que a cidade oferece, aliada à inovação da tecnologia da informação, geram um processo interativo. Quanto mais proximidade física, maior a inovação".
PRESENÇAS - A cerimônia contou com as presenças dos secretários Cassio Taniguchi, Planejamento e Coordenação Geral; Michele Caputo, Saúde; Clecy Amadori, Assuntos Estratégicos; do prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; do presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite; do diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Newton Rocha; do presidente da Copel Telecom, Adir Hannouche; do presidente do Conselho de Associadas da Abep; Carlson Aquistapasse; do presidente da Abep, Victor Murad Filho; do chefe de gabinete da Secretaria da Segurança, Walter Gonçalves; e do assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Haroldo Messias. Os trabalhos do 42º Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop) estão ocorrendo no Hotel Bourbon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário