O YouTube, site de vídeos do Google, aposta em conteúdo nacional para impulsionar a plataforma no Brasil como destino de entretenimento, disse à Reuters o diretor de conteúdo do site no país, Alvaro Paes de Barros.
Com 60 milhões de usuários únicos mensais, o Brasil é o segundo maior mercado do YouTube depois dos Estados Unidos. No mundo, a plataforma soma mais de 1 bilhão de usuários únicos por mês –são 6 bilhões de horas de vídeo assistidas mensalmente e 100 horas de conteúdo publicadas a cada minuto.
O executivo lembrou que, dentro do plano de tornar-se um site de entretenimento, o YouTube vem aumentando a aposta em conteúdo produzido no país.
"O YouTube passa a ser percebido como parte importante da cadeia audiovisual, deixando de ser depositório de vídeos para ser destino de entretenimento", declarou.
Uma amostra disso foi a parceria anunciada pelo site no início do ano com a distribuidora cinematográfica gerida pela prefeitura do Rio de Janeiro, a Riofilme. A entidade abriu linha de financiamento de R$ 1,5 milhão para canais na web.
A estratégia de transformar o site em distribuidor de conteúdo envolve privilegiar canais, em vez de vídeos soltos, explicou o executivo.
No Brasil, o principal exemplo de canal pago, com uma versão mais simples e gratuita, é o Esporte Interativo, lançado em fevereiro, disse Barros. Nos Estados Unidos, há mais canais pagos no YouTube, como os infantis e os de luta livre.
"A tendência no Brasil é a mesma", disse o executivo. "É uma demanda feita pelo produtor de conteúdo que quer desenvolver um modelo mais simples que o da TV paga."
Alvaro Paes de Barros, diretor de conteúdo do YouTube no Brasil |
PUBLICIDADE VERSUS ASSINATURAS
A estratégia de rentabilidade do site segue baseada em publicidade em vez de assinaturas, disse Barros, embora admita que a tendência da indústria online é de modelos híbridos, onde parte dos serviços está disponível gratuitamente e o conteúdo "premium" é pago.
"Isso está muito claro para indústria de música, onde o número de downloads está caindo e o número de assinaturas crescendo", disse. "Mas para o YouTube essa não é a estratégia. A estratégia é continuar no modelo baseado em publicidade", disse. O site não divulga suas receitas anuais.
Segundo o diretor de conteúdo do YouTube, o foco da plataforma será fazer com que os anunciantes tornem a publicidade transmitida antes dos vídeos mais "sofisticada", de forma a atrair a atenção do usuário. "O que vai acontecer é a sofisticação da publicidade, que está cada vez mais efetiva e menos intrusiva", disse.
SMARTPHONES
O YouTube aposta ainda nas vendas de smartphones para crescer no Brasil. Atualmente, 40% da audiência do site no mundo vêm de dispositivos móveis.
"Vai continuar (crescendo) nos próximos anos; a migração para dispositivos móveis está sendo mais rápida do que a indústria imaginou", declarou.
O site também tem firmado parcerias técnicas –que não envolvem acordos financeiros– com operadoras no Brasil, como foi o caso da TIM Participações, que lançou projeto piloto de um equipamento que conecta o YouTube à televisão.
"A ideia é levar o YouTube para todas as telas do usuário", disse Barros, que não descartou a possibilidade de parcerias similares com outras operadoras.
Parcerias comerciais entre provedores de conteúdo e empresas de telecomunicações são um assunto polêmico, pois esbarram no princípio da neutralidade da rede, ponto central do Marco Civil da Internet, em processo de regulamentação no país.
A neutralidade da rede é o princípio segundo o qual os provedores de banda larga não podem privilegiar um conteúdo em detrimento de outro ao oferecer velocidade e qualidade.
O executivo não quis comentar o tema, mas a assessoria do Google disse em comunicado que a empresa "sempre apoiou abertamente o Marco Civil da Internet, resultado de um rico debate que levou a um projeto de lei moderno, composto de princípios reconhecidos globalmente".
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