A indústria de tecnologia reserva algumas surpresas, de vez em quando. Uma delas é que os óculos de realidade virtual da Samsung, que o Olhar Digital noticiou há uma semana, não devem concorrer com o Oculus Rift. Pelo contrário: a Oculus VR, empresa recém-comprada pelo Facebook e responsável pelo Rift, na verdade está ajudando a coreana a criar seu próprio dispositivo.
O Engadget conseguiu detalhes extensivos da parceria. A Samsung ofereceria os displays, com resolução superior a 1080p, que devem ser usados em futuros tops de linha da empresa, para a Oculus, que, em contrapartida, oferecerá apoio de software para o headset da coreana.
O mais curioso é que, segundo a publicação, é que os óculos da Samsung não teriam uma tela própria. Sua utilização depende do encaixe de um smartphone, que se pluga por meio da entrada micro-USB. O headset tem seus próprios sensores de movimento, então o processamento é descarregado para os óculos.
As fontes contatadas pelo Engadget dizem que a experiência é surpreendentemente boa, por mais que a descrição soe como uma “gambiarra”. Os desenvolvedores ainda estão usando um Galaxy S4 para os testes, mas é provável que ele use o S5 ou um possível sucessor quando chegar ao mercado.
Os envolvidos dizem que, por mais esquisito que pareça, há vantagens no uso de um celular para esta função. Por exemplo, a câmera traseira pode fornecer um vídeo imediato do que acontece no mundo real. O atraso entre vídeo e realidade ainda é um obstáculo para a “realidade aumentada”, mas o recurso poderia ser usado para dar um descanso no jogo sem necessidade de tirar os óculos, por exemplo.
A Samsung também teria planos de transformar o seu headset em um dispositivo para reprodução de mídia como outros aparelhos da Sony, que nada são mais uma tela que se usa na cabeça. A experiência de realidade virtual e jogos é importante, mas a coreana mira um público maior, então o investimento vai também para a visualização de vídeos no formato tradicional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário