Dados do IDC sobre o segundo trimestre de 2014 mostra que as duas empresas perderam participação de mercado para fabricantes da China
A participação no mercado de smartphones das empresas Apple e Samsung encolheu no segundo trimestre de 2014, cedendo espaço para fabricantes chineses de dispositivos móveis que entraram com força no setor oferecendo aparelhos mais baratos e de boa qualidade. Os dados são da IDC, divulgados nesta terça-feira, 29/07.
Segundo a empresa de pesquisas, as duas ainda dominam o mercado, mas as fatias de participação das duas empresas são as de menor tamanho dos últimos anos. "Samsung e Apple estão ambas sob grande pressão de fabricantes alternativos que estão escalando o mercado", diz Ryan Reith, analista da IDC. A concorrência inclui empresas como Huawei, Lenovo, Xiaomi, Coolpad, ZTE, TCL e OPPO, diz Reith.
Nos últimos anos, a Samsung vinha dominando cerca de 30% do mercado em cada trimestre, assumindo o primeiro lugar no setor. No segundo trimestre de 2013, a participação da empresa foi de 32%. No segundo trimestre de 2014, no entanto, a fatia da Samsung caiu para 25,2%, com 74,3 milhões de smartphones distribuídos A fatia ainda é mais do que o dobro da participação da Apple, que está em segundo lugar, mas é a menor desde o quarto trimestre de 2011, diz Reith.
A Apple, que vinha mantendo a média de 18% de participação no trimestre, continua em segundo lugar, mas caiu para 11,9% de market share no segundo trimestre de 2014, distribuindo 35,1 milhões de iPhones. A fatia de mercado é a menor desde o primeiro trimestre de 2009. Segundo Reith, a empresa detinha 13% de participação há um ano.
"Um monte de concorrentes estão comercializando bons equipamentos com baixo custo e qualidade de tecnologia em vários aspectos" , diz Reith. "Há muito mais variedade no mercado e não apenas na China. Na Índia há quatro marcas locais e os compradores são muito mais familiarizados com elas do que com Apple ou Samsung".
Os dados do IDC mostram que Apple e Samsung são as principais empresas no mercado americano, sem dúvida, mas o crescimento do mercado de smartphones está muito maior globalmente do que nos EUA, por conta da saturação do mercado americano. Segundo o IDC, enquanto que o crescimento mundial do mercado de smartphones foi de 23% no trimestre comparado com o ano anterior, nos EUA ele deverá crescer no máximo 11% em 2014, caindo a um dígito em 2015.
Em terceiro lugar de participação de mercado ficou a Huawei, que praticamente dobrou a número de smartphones distribuídos com relação ao ano anterior. A empresa entregou 20,3 milhões de unidades, ficando com 6,9% do mercado. A expansão da Huawei foi favorecida pelo crescimento do 4G LTE na China, onde as operadoras nacionais venderam aparelhos 4G a preço subsidiado, como o modelo P7 da Huawei. Além disso, a companhia vendeu, fora da China, seu smartphone de baixo custo da série Y.
A Lenovo ficou em quarto lugar, com 5,4% de mercado e bateu recorde de vendas na China no segundo trimestre com seus aparelhos A788T e A388T. Foram vendidos um total de 15,8 milhões de aparelhos no trimestre. A Lenovo está comprando a Motorola da Google e vai usar essa compra para crescer fora da China. Há um ano, apenas 5% das vendas da Lenovo eram fora da China, mas agora já são 15% do total graças a vendas principalmente no Brasil, Rússia, Índia e Indonésia, diz o IDC.
A LG fechou o trimestre em quinta lugar com 4,9% de participação e 14,5 milhões de unidades vendidas de smartphones. O smartphone LG G3, lançado no final do trimestre e agora vendido nos EUA por 99 dólares com contrato em várias operadoras, deverá afetar positivamente a participação da empresa no terceiro trimestre do ano.
A participação no mercado de smartphones das empresas Apple e Samsung encolheu no segundo trimestre de 2014, cedendo espaço para fabricantes chineses de dispositivos móveis que entraram com força no setor oferecendo aparelhos mais baratos e de boa qualidade. Os dados são da IDC, divulgados nesta terça-feira, 29/07.
Segundo a empresa de pesquisas, as duas ainda dominam o mercado, mas as fatias de participação das duas empresas são as de menor tamanho dos últimos anos. "Samsung e Apple estão ambas sob grande pressão de fabricantes alternativos que estão escalando o mercado", diz Ryan Reith, analista da IDC. A concorrência inclui empresas como Huawei, Lenovo, Xiaomi, Coolpad, ZTE, TCL e OPPO, diz Reith.
Nos últimos anos, a Samsung vinha dominando cerca de 30% do mercado em cada trimestre, assumindo o primeiro lugar no setor. No segundo trimestre de 2013, a participação da empresa foi de 32%. No segundo trimestre de 2014, no entanto, a fatia da Samsung caiu para 25,2%, com 74,3 milhões de smartphones distribuídos A fatia ainda é mais do que o dobro da participação da Apple, que está em segundo lugar, mas é a menor desde o quarto trimestre de 2011, diz Reith.
A Apple, que vinha mantendo a média de 18% de participação no trimestre, continua em segundo lugar, mas caiu para 11,9% de market share no segundo trimestre de 2014, distribuindo 35,1 milhões de iPhones. A fatia de mercado é a menor desde o primeiro trimestre de 2009. Segundo Reith, a empresa detinha 13% de participação há um ano.
"Um monte de concorrentes estão comercializando bons equipamentos com baixo custo e qualidade de tecnologia em vários aspectos" , diz Reith. "Há muito mais variedade no mercado e não apenas na China. Na Índia há quatro marcas locais e os compradores são muito mais familiarizados com elas do que com Apple ou Samsung".
Os dados do IDC mostram que Apple e Samsung são as principais empresas no mercado americano, sem dúvida, mas o crescimento do mercado de smartphones está muito maior globalmente do que nos EUA, por conta da saturação do mercado americano. Segundo o IDC, enquanto que o crescimento mundial do mercado de smartphones foi de 23% no trimestre comparado com o ano anterior, nos EUA ele deverá crescer no máximo 11% em 2014, caindo a um dígito em 2015.
Em terceiro lugar de participação de mercado ficou a Huawei, que praticamente dobrou a número de smartphones distribuídos com relação ao ano anterior. A empresa entregou 20,3 milhões de unidades, ficando com 6,9% do mercado. A expansão da Huawei foi favorecida pelo crescimento do 4G LTE na China, onde as operadoras nacionais venderam aparelhos 4G a preço subsidiado, como o modelo P7 da Huawei. Além disso, a companhia vendeu, fora da China, seu smartphone de baixo custo da série Y.
A Lenovo ficou em quarto lugar, com 5,4% de mercado e bateu recorde de vendas na China no segundo trimestre com seus aparelhos A788T e A388T. Foram vendidos um total de 15,8 milhões de aparelhos no trimestre. A Lenovo está comprando a Motorola da Google e vai usar essa compra para crescer fora da China. Há um ano, apenas 5% das vendas da Lenovo eram fora da China, mas agora já são 15% do total graças a vendas principalmente no Brasil, Rússia, Índia e Indonésia, diz o IDC.
A LG fechou o trimestre em quinta lugar com 4,9% de participação e 14,5 milhões de unidades vendidas de smartphones. O smartphone LG G3, lançado no final do trimestre e agora vendido nos EUA por 99 dólares com contrato em várias operadoras, deverá afetar positivamente a participação da empresa no terceiro trimestre do ano.
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