O criador do Lavabit, serviço de e-mails utilizado por Edward Snowden que foi fechado em 2013, anunciou que está desenvolvendo um novo sistema de encriptação de e-mails que "promete mudar o funcionamento da troca de mensagens na internet" de acordo com a revista "Times".
Ladar Levison apresentou o projeto durante a DefCon, conferência hacker realizada em Las Vegas na última sexta-feira (8).
O programador ficou conhecido no ano passado quando fechou as portas do Lavabit, em meio a uma disputa judicial com o governo americano pelo acesso de dados de usuários do serviço.
"Esta é a minha tentativa final e combina todo o meu conhecimento sobre segurança de e-mails", disse o hacker ao site "CNET".
Mal Langsdon/Reuters
Sistema pode ser última tentativa de Levison na área de segurança de e-mails
Chamado de "DIME" ("Ambiente de e-mails da Internet Negra", da sigla em inglês), o novo sistema vai utilizar múltiplas camadas de criptografia para proteger o conteúdo e os metadados dos e-mails por todo o caminho percorrido na rede entre o remetente e o destinatário.
Em entrevista à "Times", o cofundador do projeto Jon Callas afirma que cada camada conterá o mínimo de informação necessária, separando os dados de maneira a impossibilitar que "qualquer um no meio do caminho tome conhecimento de tudo".
Callas informou também que a ideia é criar um sistema em que não haja uma entidade que centralize as informações trocadas entre os usuários, o que evita que autoridades tenham um órgão a recorrer no momento de solicitar dados privados –como aconteceu no caso do Lavabit.
Segundo o "CNET", os desenvolvedores estão trabalhando para criar um sistema de fácil manipulação para que os usuários da web comecem a utilizar o DIME por conta própria. Os hackers têm também esperanças de que grandes empresas como Google e Yahoo! adotem o sistema para que ele se popularize.
Na semana passada, as duas companhias anunciaram novos sistemas de criptografia para os seus serviços de e-mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário