Altieres Rohr
Código se espalhou no dia dos namorados do país.
Componente cede controle do aparelho ao criador do vírus.
A fabricante de antivírus Kaspersky Lab divulgou nesta quarta-feira (6) a análise de uma praga digital para Android, do Google, que teria infectado 500 mil aparelhos em apenas seis horas no dia 2 de agosto, quando era celebrado o "dia dos namorados" na China. A praga digital envia torpedos SMS para todos os contatos da vítima, levando os destinatários a instalar o programa malicioso.
Quando executado, o instalador da praga digital verifica se outro componente do vírus já está instalado no celular. Se não estiver, a vítima será convidada a instalá-lo e a realizar um cadastro. As informações fornecidas serão enviadas diretamente ao responsável pelo código.
Um telefone infectado pode receber comandos do criador do vírus para enviar outras mensagens SMS para os contatos da vítima. A praga também encaminha por e-mail os torpedos recebidos pelo telefone ao criador do vírus, agindo como software espião.
Segundo o analista da Kaspersky Lab, Vigi Zhang, a disseminação da praga no "dia dos namorados" foi premeditada para que o código tirasse proveito da data. A mensagem usada pelo vírus possui três caracteres chineses e apenas convidada o destinatário a checar o link.
"Esse cavalo de troia é um bom exemplo do porquê sempre vale a pena pensar duas vezes antes de confiar em um link recebido no seu celular. Não importa quem o envie, ainda pode ser um programa malicioso", escreveu especialista no site "Securelist".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário