Forrester prevê alta de 9,7% nos investimentos mundiais de TI para gestão de consumidor. Gastos globais com tecnologia, no entanto, devem crescer 3,3% ao invés dos 6,2%
A empresa de pesquisas e consultoria Forrester reduziu sua previsão do crescimento mundial dos investimentos em TI para 2014 de 6,2% para 3,3%. Segundo a consultoria, em função do primeiro semestre fraco, o total de gastos globais com TI este ano deverá ser de US$ 2,2 trilhões.
Produtos de tecnologia e serviços voltados para relacionamento com o consumidor terão o maior crescimento este ano, de 9,7%, atingindo investimentos da ordem de US$ 297 bilhões.
"Com o crescimento da pressão para responder rapidamente às novas demandas do consumidor, as empresas vão enfatizar o investimento em tecnologias ligadas ao relacionamento com clientes", diz o vice-presidente e principal analista da Forrester, Andrew Bartels, num estudo liberado nesta quarta-feira, 13/08.
A lista nesse caso inclui especialmente produtos de CRM [customer-relationship-management]; aplicações SaaS (software as a service) para automação de marketing; aplicativos móveis; e sistemas de analyitcs e big data para identificar formas de conquistar, atender e reter clientes. Segundo o analista, 50% dos investimentos nessas tecnologias vão acontecer nos Estados Unidos.
Hora de tirar vantagem
Economias mais avançadas, como Estados Unidos e Reino Unido, que fazem parte do grupo que a Forrester chama de Tech Twelve, "serão a locomotiva que vai puxar o resto do trem da tecnologia", aponta o estudo. A América Latina, segundo o analista, terá crescimento percentual maior que os EUA, mas sem o mesmo apetite por investir em tecnologias emergentes que aquele país.
Bartels alerta que "os CIOs não devem ver essas previsões de redução de crescimento com um sinal para diminuir seus investimentos programados". "Reduzir investimentos em TI agora seria um erro em muitos países, já que a grande redução já aconteceu na primeira metade do ano".
Segundo a Forrester, os executivos responsáveis pela compra de TI deveriam sim aproveitar o cenário para "tirar vantagem das empresas de TI que estão interessadas em fechar bons negócios e acordos e investir em novos projetos e iniciativas baseados em tecnologias móveis e inteligentes."
Outras tecnologias
Produtos de TI focados para uso corporativo, que incluem aplicações de negócios, PCs, tablets, smartphones e serviços de consultoria relacionados vão crescer 2,3% globalmente atingindo total de 1 trilhão de dólares.
Os gastos com infraestrutura têm crescimento estimado de 2,5% em 2014, chegando a 917 bilhões este ano, segundo a Forrester.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário