Faz cerca de um mês que consumidores norte-americanos têm acesso ao Fire Phone, o smartphone que a Amazon apresentou em junho e começou a vender no mês seguinte. A empresa não fornece dados de vendas, mas uma projeção feita pelo The Guardian aponta que o aparelho não vai muito bem no mercado, tendo vendido, no máximo, 35 mil unidades.
Charles Arthur, colunista do jornal, cruzou dados fornecidos pela Chitika, que gerencia uma rede de anúncios, com outros da consultoria ComScore para chegar à conclusão.
A conta tem de ser feita de forma terceirizada porque atualmente apenas Apple e BlackBerry fornecem dados de vendas em suas divulgações financeiras. O restante das fabricantes passa apenas parte das informações e cabe ao mercado calcular.
As atividades vistas pela Chitika dão a entender que o aparelho da Amazon representava apenas 0,015% do tráfego em sua rede ao longo dos 20 dias que sucederam seu lançamento. Levando em conta que a venda de smartphones nos Estados Unidos em agosto deve ficar entre 175 milhões e 177 milhões de unidades, segundo a ComScore, chega-se a uma média de 26,4 mil Fire Phones comercializados.
É possível, entretanto, que os dados da Chitika estejam abaixo do real, porque a empresa contabiliza o acesso de acordo com uma rede de anúncios, e boa parte do tráfego do Fire Phone deve ser direcionada à loja da Amazon, já que o smartphone tem ligação direta com ela.
Assim, seria possível acrescentar cerca de 25% ao total, chegando a 33 mil. Para criar uma margem de erro generosa, o Guardian arredondou para 35 mil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário