O navegador Chrome já exibe alertas quando algum malware é baixado por um usuário por meio do serviço Navegação Segura, mas o Google quer mais. Nesta quinta-feira, 14, a empresa anunciou que a ferramenta começará a alertar também outros tipos de programas que causem mudanças não-solicitadas na máquina, como a mudança de sua página inicial ou configurações do navegador.
Segundo o Google, o aviso será mostrado quando alguma página tenta enganar o usuário a baixar e instalar algo. Estes alertas começarão a ser exibidos a partir da próxima semana e serão iguais aos que o Chrome já mostra contra malwares comuns.
Caso haja algum engano, o usuário continua tendo a opção de ir à lista de downloads e abrir o arquivo manualmente, ou simplesmente dispensar o aviso.
Este tipo de programa normalmente começa a exibir pop-ups indesejados, instalam barras de ferramentas no browser, mudam a ferramenta de buscas padrão e a página inicial, além de executar processos que acabam reduzindo a velocidade do computador.
A empresa diz que, atualmente, já são mostrados 3 milhões de avisos por semana e o número deve aumentar com a maior abrangência do serviço. Cerca de 1,1 bilhão de usuários da web estão protegidos, já que tanto o Firefox quanto o Safari também usam a tecnologia do Google contra o download de malwares, embora não se saiba quando os outros navegadores receberão a novidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário