Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriram uma nova ameaça a dispositivos móveis que, embora ainda não tenha sido explorada criminalmente, já causa preocupação.
"A interface gráfica do usuário em aplicações para dispositivos móveis sempre foi uma preocupação para os especialistas em segurança digital e, até o momento, não se acreditava que ela poderia ser explorada para outra aplicação sem privilégios especiais. Mas tudo indica que isso está mudando", comenta, em nota, a especialista Ilya Lopes, da ESET Brasil.
O ataque tira proveito da comunicação entre aplicações através de um canal de comunicação desprotegido. As interfaces de apps populares revelam cada passo dos usuários, como iniciar a aplicação, cadastro de login e senha e inserir dados de cartão de crédito. Tudo isso pode ser interceptado por aplicativos maliciosos.
O ataque é ativado no momento em que o usuário baixa um app falso acreditando ser legítimo. É importante prestar atenção a isso, porque neste ataque o aplicativo não depende de permissões especiais para agir. "Uma das formas de evitar esse tipo de ataque é sempre baixar os aplicativos de páginas oficiais e utilizar uma solução de segurança da informação específica para dispositivos móveis", aconselha Ilya Lopes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário