quarta-feira, 24 de setembro de 2014

G1: Após ficar no Reino Unido, Escócia ganha domínio na internet, o '.scot'



País decidiu não se tornar independente na última semana.
Para organização gestora, domínio é 'orgulho escocês'

Broche com o novo domínio na internet criado para a Escócia, o '.scot'.
Depois de a maioria dos escoceses decidir continuar parte do Reino Unido, a Escócia ganhou nesta terça-feira (23) uma forma diferente de ser independente dos britânico. O domínio de internet “.scot” (escocês) foi liberado a partir de hoje e poderá ser usado por páginas na web para substituir os usuais “.com”, “.net”, “.org” e até o “.uk”, que identifica os sites registrados no Reino Unido.

A “independência” já havia sido anunciada em julho e estava disponível para alguns estabelecimentos comercial. Agora, o registro é aberto a todos os interessados. Podem pedir o domínio indivíduos e organizações baseadas na Escócia ou aquelas que demonstrem ter conexão com o país. Segundo o Dot Scot Registry, organização que gerencia o domínio, o “.scot” é “designado como um domínio comunitário porque tem uma distinta linguística e dimensão cultural”, mas não é “um domínio limitado geograficamente por fronteiras físicas”.

Na última sexta-feira (19), o desejo de não deixar o Reino Unido ganhou o pleito com 55,3% dos votos válidos. A criação do novo domínio não tem relação com a autonomia prometida aos escoceses após a mobilização para tornar o país independente do Reino Unido. A possibilidade de usar endereços do tipo “.qualquercoisa” no lugar dos convencionais “.com”, “.org” e “.net” foi uma iniciativa entidade que gerencia alguns recursos da internet, a Corporação de Atribuição de Nomes e Números na Internet (Icann, na sigla em inlês).

Orgulho de ser escocês
Isso permitiu, por exemplo, que os primeiros domínios escritos em caracteres não latinos fossem liberados como “みんな”, que, em japonês, significa “todo mundo”, e que companhias pudessem ter seu próprio domínio, como a Globo e o “.globo”.

“Com o domínio ‘.scot’ agora disponível, as pessoas em seus lares tem uma nova oportunidade de expressar sua identidade escocesa ou afinidade on-line”, afirmou John Swinney, secretário de finanças, que é membro do conselho da Dot Scot. “Eu também vejo no futuro o ‘www.gov.scot’ nos próximos meses como um dos primeiros endereços web adotados pelo governo escocês.”

De acordo com o órgão, uma pessoa já comprou 20 endereços com o novo domínio. “Nunca houve melhor ou mais apto momento para registrar um domínio e orgulhosamente dizer: ‘Eu sou escocês’”, afirmou Graeme Davis, diretor da IT Foundations, uma companhia de tecnologia esconcesa.

A organização menciona um estudo realizado pela Fasthosts apontando que 71% dos escoceses afirmam se sentirem mais inclinados a comprar de uma empresa que use um endereço na internet com o domínio “.scot”.

Nesse mês, a cidade de Londres já havia ganho seu próprio domínio de internet, o “.london”. A outra localidade britânica a ter um foi o País de Gales. Berlin, Nova York e o Rio de Janeirotambém foram cidades que ganharam seu próprio domínio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário