Gustavo Petró
Empresa comprou o estúdio Mojang, criador do game, por US$ 2,5 bilhões.
Fãs temem que Microsoft restrinja criação de conteúdo do jogo.
videogame de nova geração da Microsoft
O estúdio Mojang, criador do sucesso "Minecraft", o terceiro jogo mais vendido de todos os tempos, foi comprado pela Microsoft nesta segunda-feira (15) por US$ 2,5 bilhões, a maior aquisição do CEO da empresa, Satya Nadella.
Os números impressionam. Em pouco mais de seis anos de existência, contando a fase de testes e o lançamento oficial para PC em 2011 e posteriormente para iOS, Android e consoles, "Minecraft" vendeu mais de 54 milhões de unidades. As versões para os videogames da nova geração, o Xbox One e o PlayStation 4, receberam o game recentemente e há uma versão em desenvolvimento para o portátil PS Vita, da Sony.
Entretanto, o que deveria ser bom para os jogadores, um estúdio pequeno e independente sendo comprado e levado para uma empresa gigante com muitos recursos, não é visto com bons olhos pelos fãs. Um dos maiores temores, além de o jogo perder o suporte para as plataformas da Sony, rival da Microsoft no mercado de games, é de que a empresa pode limitar modificações de fãs e atualizações que o game recebe constantemente.
O G1 preparou uma lista de perguntas e respostas sobre a venda da Mojang para a Microsoft e o que pode mudar no game.
Qual objetivo da compra?
A Microsoft não revelou o motivo da compra da Mojang, ainda mais pelo preço de US$ 2,5 bilhões, o que analistas de mercado afirmam ser muito superior ao que o estúdio sueco realmente vale e por ter apenas um jogo que deu certo. A compra não foi de um estúdio ou de um game mas, sim, de um fenômeno cultural. A Microsoft espera resgatar o investimento até junho de 2015.
Entre as possibilidades está a intenção de aumentar a venda de smartphones com o sistema Windows Phone, que deve receber uma versão de "Minecraft" em breve - o jogo existe apenas para iOS e Android. O sistema para smartphones da Microsoft está presente em 2,5% dos dispositivos em todo o mundo, de acordo com pesquisa do IDC.
A versão móvel de Minecraft, vendida por US$ 7, está há bastante tempo entre os apps mais vendidos na iTunes Store, da Apple, e na Google Play, do Google. Mais de 40% das vendas totais do game são para dispositivos móveis, segundo a Mojang. E ter o jogo para as suas plataformas e levá-lo para os tablets Surface deve impulsionar as vendas destes aparelhos.
Outro ponto é que a Microsoft tenta buscar um público infantil, o que não conseguiu com a compra do estúdio Rare, de "Donkey Kong", "Conquer's Bad Fur Day", "Perfect Dark", "Killer Instinct" entre outros. Ela desenvolveu os jogos da dupla "Banjo-Kazooie", que não tiveram um tratamento adequado pela Microsoft e não apareceram em novos títulos.
Com "Minecraft" na mão, a Microsoft agora tem controle de um dos jogos em formato digital mais vendidos das plataformas da Sony, e com uma versão para o Vita em desenvolvimento, a companhia japonesa se preocupa com o futuro do jogo em suas plataformas.
Especialistas questionam a compra, afirmando que o sucesso de "Minecraft", ainda mais com a repercussão negativa da compra e com a saída do criador do título da Mojang, Markus "Notch" Persson, pode reduzir o tempo de vida do jogo. Ou ele pode ser um novo "Second Life", mundo virtual que prometia uma nova internet que desapareceu como apareceu, ou será um "World of Warcraft", com uma grande base de usuários há 10 anos.
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O jogo continuará no PC?
Sim. A Microsoft diz que manterá o game, suas atualizações e pacotes de skins e outros conteúdos, no PC além das outras plataformas como PlayStation, Xbox e smartphones.
Há uma forte preocupação dos fãs de que a Microsoft pode restringir conteúdos para outras plataformas, focando apenas nos seus videogames. Até o momento, a empresa garantiu o mesmo tipo de suporte feito pela Mojang ao game e aos fãs.
Haverá restrição à modificações (mods)?
Este é outro medo dos fãs. A Mojang deu total liberdade aos fãs para criar e modificar o game como quisessem. A Microsoft é uma grande empresa e é muito restritiva aos mods, que podem alterar a cara de "Minecraft", que agora é um produto seu.
Até o momento, no entanto, a empresa garantiu o mesmo cuidado e tratamento com o game dado pela Mojang por todos estes anos.
Quem tem conta na Mojang vai ter que migrar para a Microsoft?
A Microsoft ainda não revelou detalhes da migração da Mojang para debaixo do seu guarda-chuva. Por conta de "Minecraft" ter uma extensa base de usuários no PC, ela deve manter as contas da Mojang separadas das contas da Xbox Live em um primeiro momento. No futuro, ela deve integrar as contas para a sua rede online, mas mantendo todos os dados e criações dos usuários.
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A versão de 'Minecraft' para óculos de realidade virtual?
"Minecraft" iria ganhar uma versão para óculos de realidade virtual e seu criador, "Notch", estava empolgado com a ideia. Pelo menos até o Facebook comprar a empresa Oculus Rift por US$ 2 bilhões em março. "O Facebook me assusta", publicou Persson no microblog. "Estávamos conversando em trazer 'Minecraft' para o Oculus Rift. Eu acabei de cancelar este projeto", disse no Twitter.
Nas mãos da Microsoft, parceira do Facebook, o projeto pode novamente ver a luz do dia. Os jogadores colocariam os óculos para observar o mundo do jogo e suas criações como se estivessem dentro do game. A companhia disse que pretende desenvolver "Minecraft" para outras plataformas, mas ainda não há informações sobre sua versão de realidade virtual.
É por causa da compra que está demorando pra sair 'Minecraft 2.0'?
"Minecraft 2.0" foi uma brincadeira de 1º de abril feita pela Mojang em 2013. Nela, o estúdio disse que o jogo estava em desenvolvimento há dois anos e era descrito como uma "nova geração de jogos de simulação de blocos". Mesmo sendo falso, uma versão foi criada e distribuída durante todo o 1º de abril e alguns jogadores puderam jogá-la, mesmo sendo uma piada.
Nas mãos da Microsoft, certamente "Minecraft" deve entrar em um novo ciclo de desenvolvimento, tendo novas e mais modernas versões, que serão lançadas com diferença de alguns anos. Então, é provável que os videogames e o PC recebam "Minecraft 2" nos próximos anos.
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Vendas de itens
Uma das questões que a compra da Mojag pela Microsoft implica está nos valores gastos pelos usuários no jogo. Há investimento de jogadores para ter novos recursos e skins de personagens. Isso será mantido, mas a companhia deve usar sua loja virtual para venda destes extras do jogo.
Muitos jogadores também vendem itens e criações por valores altos. Uma arma boa criada por um "modder" (como são chamados quem cria modificações) chega a custar US$ 500 nos servidores do jogo como o KoonKraft.
A Mojang chegou a se manifestar sobre o comércio de itens do jogo, que considerou ilegal no início de 2014, mas pouco fez para encerrá-lo. Nas mãos da Microsoft, este negócio paralelo deve acabar. Uma das especulações é que a companhia pode cobrar para os donos destes servidores para licenciar o conteúdo vendido e que ajudava muitos gamers a conseguir recursos para as suas criações mais facilmente.
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