Silvia Bassi
Empresa americana, que administra mais de 57 milhões de sites globais, iniciou operação local em dezembro. Brasil é prioridade para 2014
A empresa americana GoDaddy, especializada em registro de domínios de internet, hospedagem de sites e fornecimento de certificados SSL, é conhecida não só pelos seus serviços mas também pelos seus comerciais divertidos, que incluem gente famosa como a corredora de Nascar Danica Patrick, e o o ator Jean-Claude Van Damme.
Com uma operação iniciada em dezembro no Brasil, a GoDaddy trouxe para o país as mesmas práticas de preços baixos para registro de domínios e hospedagem de sites de internet, com foco primário em pequenas e médias empresas. "O Brasil é um mercado maduro em internet e as empresas precisam ter um site consistente para prosperar na economia digital", diz Cristiano Mendes, Diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócio da GoDaddy Brasil.
"O Brasil tem 3,1 milhões de domínios registrados, mas tem 6,1 milhões de PMEs, portanto acreditamos que o número pode crescer muito com essas empresas", afirma Mendes. O executivo explica que os primeiros seis meses de atividade no país estão sendo usados para identificar as necessidades do brasileiros e como adequar o leque de produtos disponíveis no exterior para o mercado local.
A estrutura no Brasil é semelhante à oferecida em outros locais do mundo. Clientes podem adquirir on-line todos os produtos (registrar domínios , hospedagem de sites, obter certificados SSL) no site em português (br.godaddy.com) e participar do Clube de Desconto de Domínios, economizando até 63%.
Novos domínios
Além do conhecido com.br, que é o domínio mais usado no país, a GoDaddy oferece 1016 alternativas de categorias de domínios para registro, tendo incluído recentemente 32 novas categorias na sua lista de opções, e 25 categorias ainda em fase de pré-registro (como por exemplo .digital; .gratis; .press).
A ferramenta de busca de domínios da GoDaddy utiliza um mecanismo de inteligência artificial que, segundo Mendes, sugere nomes alternativos de domínio dentro do contexto em que possivelmente o usuário quer registrar seu site, no caso do nome escolhido já estar ocupado.
Outra prática é oferecer o registro do mesmo nome em várias categorias, garantindo para o usuário presença internacional e outras alternativas de presença. Nesse caso, o custo é reduzido, para tornar a oferta mais atraente.
Leilão de domínios
Uma prática comum nos EUA mas ainda pouco disseminada aqui é investir em domínios, ou seja, registrar vários nomes e depois oferecer esses domínios para empresas interessadas. A GoDaddy está trazendo os leilões e é possível comprar ou vender domínios por valores que vão de lances livres iniciais de US$ 10 até pequenas fortunas como gotequila.com, por US$ 1,5 milhão.
Para participar dos leilões é preciso se registrar e pagar uma taxa anual de US$ 4,99 por item registrado. Se for vendido, a GoDaddy fica com 10% do valor obtido (mínimo de US$ 5).
Novos negócios
A companhia também oferece serviços de montagem e hospedagem de sites, e a categoria de e-mail profissional e ferramentas de negócios, que entrega em parceria com a Microsoft via Office 365. Os novos serviços já respondem por 44% da receita da companhia, segundo dados informados por ela no prospecto entregue em meados de agosto à Security Exchanges Commission (SEC) por conta do IPO da companhia que está próximo de acontecer.
De acordo com os documentos, a GoDaddy fechou os primeiros seis meses de 2014 (30 de junho) com crescimento de 22% na receita, com relação ao ano anterior, atingido US$ 658,7 milhões. A GoDaddy tem sede no Arizona (EUA). Ela gerencia mais de 57 milhões de nomes de domínios, tem mais de 12 milhões de clientes em todo o mundo e mais de 6 milhões de sites publicados.
Os data centers da GoDaddy incluem 35.000 servidores e meio bilhão de e-mails são processados por dia , com cerca de 75 milhões sendo entregues depois de filtragem de spam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário