Novo sistema vai destravar celular ao sincronizá-lo com aparelho conectado.
Smartphone, tablet e tocador de mídia da família Nexus virão com sistema.
Novo sistema do Google para dispositivos móveis é o Android 5.0 Lollipop.
O Google anunciou nesta quarta-feira (15) que o novo Android se chamará Lollipop. Tradicionalmente, a gigante da internet dá o nome de um doce ao seu sistema operacional para smartphones e tablets. A versão mais recente, por exemplo, era apelidada de KitKat.
A empresa também mostrou os integrantes da família Nexus (um smartphone, tablete e um tocador de conteúdo). O Android 5.0 Lollipop será lançado nas próximas semanas para aparelhos da linha Nexus e dispositivos que se conectam à Google Play. Até então, o novo sistema era chamado apenas como "Android L".
De acordo com o Google, o Lollipop (pirulito, em inglês) é o “maior, mais ambicioso lançamento” do sistema, por incluir cerca de 5 mil pacotes de desenvolvimento, para que programadores criem formas diferentes de interação.
A tradição de dar nomes relacionados a doces ao programa começou com o Android Cupcake, em 2009, e prosseguiu com o Android Jelly Bean, lançado em 2013.
Configurações
O Google promete um sistema que possui uma forma mais simples para localizar fotos, músicas, aplicativos e pesquisas recentes. O Lollipop também deve fazer o aparelho responder melhor ao toque na tela e a comandos de voz e tornar mais fluída a alternância de tarefas.
Outra novidade será um ajuste maior das configurações do sistema para que o aparelho permita receber notificações de certas pessoas ou de aplicativos específicos e possa até vetar avisos dependendo da hora ou do lugar. A maior diferença para os Androids anteriores, porém, parece ser o recurso para salvar bateria que, segundo o Google, é capaz de fazer o aparelho funcionar por até 90 minutos adicionais.
Outra novidade é a possibilidade de destravar o celular não só com senha mas também sincronizando-o com algum dispositivo conectado, como relógio ou carros inteligentes.
Novos aparelhos da linha Nexus, o smartphone Nexus 6, o tablet Nexus 9 e o tocador de mídia Nexus Player.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário