terça-feira, 7 de outubro de 2014

G1: Sul-coreanos adotam chat seguro após rumores de espionagem


Autoridades estariam lendo as conversas de usuários do Kakao Talk.
Governo quer acabar com 'boataria' em redes sociais.
Em uma semana, um milhão e quinhentos mil sul-coreanos fizeram o download do aplicativo "Telegram", um mensageiro semelhante ao WhatsApp que traz, entre suas funções, a possibilidade de criar chats seguros que empregam criptografia ponto a ponto para dificultar grampos ou espionagem.

A informação é do site "The Verge". Rumores de que autoridades locais estariam monitorando conversas no Kakao Talk, líder do mercado de mensagens por celular no país, levaram usuários a procurar alternativas com mais recursos de privacidade.

Os desenvolvedores do Kakao Talk disseram que não é tecnicamente possível acompanhar as mensagens em tempo real. A empresa também prometeu apagar todas as mensagens transmitidas pelo serviço em no máximo três dias. Antes, o prazo era de uma semana.

As autoridades confirmaram que postagens públicas no Twitter ou Facebook serão monitoradas, mas conversas particulares não estariam sujeitas à fiscalização do governo. Segundo um comunicado oficial, a presidente afirmou que os boatos online "estão indo longe demais e dividindo a sociedade".

De acordo com uma reportagem da agência "Associated Press", sul-coreanos deixaram comentários para o aplicativo Telegram indicando que baixaram o app para fugir das novas medidas adotadas pelo governo. A regra proíbe "boatos" ou insultos à presidente Park Guen-Hye.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário