Atualização do 'Snapchat', aplicativo que
apaga fotosinstantaneamente
|
Informação foi obtida em serviço não autorizados por criadores do serviço.Pacote de dados pode somar 13 GB e ter mais de 100 mil imagens.
Dados de usuários do Snapchat foram vazados na web nesta semana. O pacote pode chegar a 13 GB e conter cerca de 100 a 200 mil imagens de usuários do serviço, que funciona com a promessa de que dados serão apagados após serem recebidos. Os dados foram obtidos a partir de serviços terceirizados, não autorizados pelos criadores do Snapchat.
O Snapchat é um aplicativo de comunicação que funciona com a ideia de que as mensagens se "autodestroem" depois de serem lidas pelo destinatário. Isso significa que usuários não esperavam que essas imagens fossem armazenadas. Segundo o site "Business Insider", os dados foram publicados no site "viralpop", que estava distribuindo vírus. O site já está fora do ar.
A origem dos dados ainda não está clara. O site norueguês "Dagbladet" sugere que um aplicativo "alternativo" de acesso ao Snapchat para Android, o "Snapsave", teria salvado as imagens transferidas pelos usuários. O desenvolvedor do app, Georgie Casey, negou a acusação em uma declaração ao site de tecnologia "Engadget".
Um entrevistado anônimo do "Business Insider" afirmou que outra fonte de dados poderia ter sido o site "Snapsaved", que também prometia deixar que usuários salvassem os dados recebidos pelo Snapchat. O serviço desapareceu há alguns meses.
O Snapchat negou que seus servidores tenham ligação com o caso e confirmou que os usuários foram vítimas de serviços de terceiros. Esses serviços são expressamente proibidos pelos termos de uso do programa, segundo nota da empresa.
Embora o Snapchat não seja culpado pelo vazamento de dados, o aplicativo está sendo criticado por seu conceito "falho". Em uma reportagem publicada pela revista "Wired" nesta sexta-feira (10), o especialista em segurança Adam Caudill explica que é muito fácil para que qualquer um crie um aplicativo compatível com o Snapchat e que possa salvar os dados recebidos em vez de apagá-los.
Caudill diz que, sem controlar os dispositivos que recebem as mensagens, o Snapchat não pode garantir que as mensagens serão realmente apagadas depois de serem recebidas. O pacote teria muitas imagens de adolescentes. Metade dos usuários do Snapchat tem entre 13 e 17 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário