segunda-feira, 6 de outubro de 2014

IdgNow: Facebook pede desculpas por manipular Feed de Notícias em estudo


Rede social foi duramente criticada por realizar experiência com posts positivos e negativos sem comunicar usuários.

Lembra quando o Facebook brincou com as suas emoções e te deixou bravo? Tá, isso acontece todos os dias. Mas no último mês de julho, a rede social revelou que tinha feito uma experiência com o Feed de Notícias ao mostrar posts positivos para alguns usuários e publicações negativas para outros. A fúria resultante dessa revelação fez com que o Facebook mudasse sua política de pesquisas, mas essas restrições não vão longe o bastante para satisfazer ninguém.

A rede informou nesta quinta-feira, 2/10, que pesquisa todos os tipos de coisas e que não vai parar, mas destacou que planeja ser mais responsável. Como parte desse esforço, a empresa está realizando uma série de mudanças, como revisões mais refinadas dos projetos de pesquisas que estudam emoções ou afetam grupos específicos de pessoas. Isso significa que o estudo sobre posts positivos e negativos teria passado por uma análise minuciosa – apesar de o Facebook não ter informado quais os tipos de pesquisas estariam abertos a debate.

O Facebook também criou um painel interno de revisão, com os membros representando diferentes departamentos dentro da empresa, como engenharia, privacidade, e setor legal. Novos funcionários vão aprender sobre pesquisa ética no programa de treinamento da companhia, com duração de seis semanas. 

Espaço para melhoria

Em um post publicado no blog da rede nesta quinta, o CTO do Facebook, Mike Schroepfer, afirmou que a reação negativa dos usuários forçou a rede social a dar uma olhada mais dura em sua política.

“Não estávamos preparados para a reação que o estudo recebeu quando foi publicado e levamos a sério todos os comentários e críticas”, afirmou. “Agora está claro que existem coisas que devíamos ter feito de forma diferente. Por exemplo, devíamos ter considerado outras maneiras não experimentais para realizar essa pesquisa. A pesquisa teria se beneficiado de uma análise mais extensa de um grupo mais amplo e sênior de pessoas. Por fim, ao liberar o estudo, falhamos em comunicar de forma clara a razão e como fizemos.”

Mas em nenhum momento o Facebook mencionou o fato de permitir `as pessoas a opção de escolher participar (ou não) desses experimentos, o que é essencial quando você está manipulando a experiência do usuário. A rede social deveria tornar a participação nas pesquisas algo opcional – uma configuração de privacidade que pode mudar como qualquer outra.

Esses primeiros passos de transparência são um bom começo, mas o Facebook precisa ser completamente aberto sobre o que está estudando e a razão para estar fazendo isso – para poder assegurar às pessoas que não está apenas brincando com as suas emoções.

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